Bombeiros conseguem extinguir incêndio no Parque Encontro das Águas

24 Horas News - www.24horasnews.com.br - 20/01/2009
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT), formada por 15 homens, que foi enviada ao Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal Mato-grossense, retornou hoje (20.01), após ter combatido as queimadas na região. Devido ao fato incomum de que houve poucas chuvas na região, nesta época do ano, em que normalmente a Unidade de Conservação (UC) já estaria completamente alagada, foi constatado pela equipe que apesar da vegetação estar seca, algumas áreas estavam inundadas e devido a fatores climáticos como descargas atmosféricas e excesso de material combustível, foi provocado o incêndio.

"Materiais acumulados durante a seca como galhos e folhas são propícios para incidência de fogo", explicou o major bombeiro Jefferson da Silva Amarante, especialista em Combate a Incêndios Florestais e comandante da Operação.

O Governo do Estado, através das Secretarias de Meio Ambiente (SEMA) e Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), proporcionou os meios para realização da Força Tarefa que teve um papel imprescindível no combate ao incêndio.

"Estamos recebendo os materiais e equipamentos de combate à incêndio da SEMA, que já estão sendo utilizados, além de contar com apoio de outros órgãos estaduais como a Defesa Civil", completou.

Mais de 34 focos foram detectados no dia anterior ao início da Operação que teve a duração de seis dias com a extinção total das queimadas que prejudicaram a fauna da região.

"Pássaros, jacarés e onças se deslocavam de uma lugar para o outro para se salvar. É triste ver os efeitos de um incêndio florestal", comentou o comandante.

De acordo com o major o incêndio que não foi criminoso, mas provocado pela natureza, surtiu efeitos negativos também para a flora da região. Grande parte do combate foi feito de cima das embarcações, já que em algumas áreas a vegetação queimava somente na parte superior, apesar das raízes estarem submersas.

"Vimos muitas árvores de pequeno e grande porte queimando, além de gramíneas e outros tipos de plantas exuberantes", destacou. O Oficial ressalta que o combate era feito depois de várias horas de viajem de barco pelos rios Cuiabá, Três Irmãos e Piquiri.

"Os pontos secos eram de difícil acesso - tivemos que abrir caminhos para chegar até eles e debelar o fogo", frisou.

Parque Estadual - O Parque Estadual Encontro das Águas foi criado em 2004, com 108.960 hectares, e está localizado entre os municípios do Poconé e Barão de Melgaço, ao sul de Cuiabá.

A área é cortada por vários rios, como o Cuiabá, o Piquiri, o Pirigara, o Cassange, o Três Irmãos e o Alegre. Toda essa riqueza hídrica, associada aos diferentes tipos de hábitats, faz a singularidade do local no que diz respeito à manutenção da biodiversidade pantaneira.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Encontro das Águas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.