Bombeiros usam aeronave para combater incêndio no Parque Serra de Ricardo Franco (MT)

G1 - http://g1.globo.com/ - 05/08/2017
Dificuldade é chegar até o local do incêndio, já que o acesso terrestre é complicado. Incêndio foi detectado na quinta (3) e é combatido desde sexta (4).



Um incêndio atinge o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. A presença do fogo, confirmada neste sábado (5) pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, começou na quinta-feira (3). Segundo o BEA, militares combatem o incêndio desde sexta-feira (4) e usam uma aeronave que equipada para operações em incêndios florestais - que despeja água enquanto faz sobrevoos.

Ao G1, o tenente-coronel Paulo André Barroso, comandante do BEA, disse que vários focos de calor foram detectados por satélites. O fogo está localizado na parte de cima da Serra de Ricardo Franco. Funcionários do parque comunicaram o incêndio aos bombeiros. Um posto de comando foi montado em uma fazenda perto do local do incêndio, que também conta com uma pista asfaltada e é usada como captação de água para as operações aéreas.

"A aeronave será usada no incêndio, no deslocamento das equipes e na mensuração do fogo no parque", comentou o comandante ao G1. O avião tem capacidade para despejar 3,1 mil litros de água. No domingo (6) um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também deverá sair de Cuiabá para ajudar na logística da operação.

Doze bombeiros, além de outras cinco pessoas, estão envolvidas no combate ao incêndio. Eles atuam diretamente contra o fogo e também usam a aeronave em sobrevoos. A dificuldade é chegar até o local do incêndio, já que o acesso terrestre é complicado, conforme avaliou o comandante.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/bombeiros-usam-aeronave-para-combater-incendio-no-parque-serra-de-ricardo-franco-mt.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Ricardo Franco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.