Bonito pede abertura de Bodoquena

O Eco - www.oeco.com.br - 28/10/2010
Terminou nesta quarta feira primeiro Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade, realizado na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. O encontro realizará sua segunda edição, em 2011, na capital do Mato Grosso, Cuiabá, anunciou a instituição organizadora do evento, a Fundação Neotrópica.

Durante três dias, o Conatus reuniu cerca de 320 participantes para debater políticas de turismo ligadas à estratégias de conservação. No término do evento, três moções foram apresentadas, sendo duas delas pedindo celeridade do governo federal na implementação do Parque Nacional da Bodoquena. Criada há dez anos, a área protegida permanece fechada em função da dificuldade em regularizar a situação fundiária.

O Institito Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), um dos patrocinadores do evento, comunicou que espera aprovar um plano de manejo até o fim do primeiro semestre de 2011 . O diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral do órgão, Ricardo Soavinski, mencionou que a forma mais rápida de solucionar o passivo de indenizações pelas terras desapropriadas seria utilizar o instrumento de compensação por reserva legal, que no momento está sendo usado na regularização do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. "Temos o apoio do promotor da região e agora precisamos de um posicionamento do governo do Mato Grosso do Sul, só dependemos disso", mencionou Soavinski.

Embora o plano de manejo e regularização fundiária ainda estejam no campo das promessas, o parque já está dando os primeiros passos para seu funcionamento. Durante esta semana, membros do conselho consultivo da área protegida fizeram uma primeira visita aos domínios do parque e também realizaram uma reunião para a revisão do estatuto do colegiado. "O conselho consultivo será essencial para a efetiva implementação do parque", frisou o chefe da unidade, Fernando Vilella, durante a visita, ocorrida na terça (26).

A abertura do Parque da Bodoquena, a única área de proteção integral com toda extensão localizada dentro do estado do MS, deve fortalecer ainda mais o turismo em Bonito e nas cidade vizinhas. Dentro do parque está a nascente do rio Formoso, corpo da água onde estão alguns dos empreendimento mais visitados de Bonito.

http://www.oeco.com.br/salada-verde/24504-bonito-pede-abertura-de-bodoquena
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  • UC Serra da Bodoquena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.