Brasília ganha ecotrilha com vista para o lago

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 07/07/2017
Circuito de 3,7 km, todo sinalizado, em meio à vegetação de cerrado, é ideal para caminhada e ciclismo. Inauguração será neste domingo



Os brasilienses ganham neste fim de semana mais um atrativo natural: a trilha Pedra dos Amigos. O circuito, todo sinalizado, tem 3,7 quilômetros de extensão, fica em meio à vegetação de cerrado, no Núcleo Rural Córrego do Urubu, no Lago Norte, e oferece uma visão panorâmica do lago Paranoá, com direito a um pôr-do-sol deslumbrante. O local é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta e tem tudo para se tornar uma opção de esporte e lazer na capital federal.

A inauguração do novo equipamento ocorrerá às 15h30 deste domingo (9), no Largo do Araguaia, no Córrego do Urubu. De lá, representantes do governo e das várias instituições envolvidas no projeto, além dos moradores locais, vão sair em caminhada pela trilha. Após cumprir o trajeto, retornarão à Pedra dos Amigos, para comemorar a entrega ao público do novo equipamento e curtir o pôr-do-sol, um dos mais bonitos de Brasília. Todos estão convidados.

A trilha é um bom exemplo de como governo e sociedade civil podem se juntar para cuidar da natureza e gerar ganhos para a comunidade. Inicialmente, o Instituto Oca do Sol, organização não governamental envolvida com temas ambientais, mobilizou os moradores da região em torno da ideia. Em seguida, eles saíram em busca de apoio de órgãos do Executivo local e federal, que abraçaram a proposta e, juntos, possibilitaram a concretização do projeto.

Nesse acerto, coube ao ICMBio, por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central e da Coordenação Geral de Uso Público, contribuir para a sinalização da trilha, a definição do traçado e o melhor aproveitamento dos atributos naturais do local.

As informações foram repassadas aos moradores durante oficina de trabalho, promovida pelo Instituto. Ao final, os próprios moradores, com os conhecimentos adquiridos e o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), em especial da Administração Regional do Lago Norte, botaram a mão na massa e estruturam o circuito.

"Essa experiência serve como estudo de caso para ser replicado em outras APAs, em outras unidades de conservação. Ela mostra que a união de governo e sociedade pode gerar instrumentos de conservação úteis a todos", afirmou Eduardo Barroso, chefe substituto da APA do Planalto Central. Ele lembra que a ocupação de áreas naturais de forma estruturada e sustentável atrai as pessoas e afasta ameaças à integridade do meio ambiente, como caça, desmatamentos e incêndios florestais.

Na tarde deste domingo, além de representantes do ICMBio, deverão participar do evento de inauguração da trilha dirigentes da Secretaria das Cidades do GDF, da Administração Regional do Lago Norte e da Fundação Banco do Brasil, que ajudaram na concretização do projeto, além, é claro, dos dirigentes do Instituto Oca do Sol e dos moradores da região, os grandes protagonistas dessa história.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9015-brasilia-ganha-nova-trilha-para-caminhada-e-ciclismo
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Planalto Central
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.