Brigada da Esec do Taim controla incêndio em Santa Vitória do Palmar

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 17/01/2011
Um incêndio iniciado na noite do último sábado (15) se alastrou pelo banhado do Jiribatú, no sul da Lagoa Mangueira, a 70 Km da Estação Ecológica (Esec) do Taim, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes no Rio Grande do Sul. A Unidade de Conservação (UC) foi avisada no domingo pela manhã, quando uma equipe da brigada de incêndios se deslocou para o local e passou o dia no combate ao incêndio. Ao todo foram queimados 5 mil hectares de um ecossistema parecido com o banhado do Taim.

As labaredas avançaram na direção do balneário Hermenegildo e pararam em um açude utilizado para irrigação do cultivo de arroz. Na direção norte, as chamas avançaram um trecho de cerca de 6 Km, que foi combatido pela equipe da Esec.

Na madrugada de domingo para segunda, uma forte chuva apagou por completo a linha de fogo que avançava em direção à estação ecológica. As equipes agora fazem o monitoramento no local, avaliação das dificuldades encontradas e buscas para encontrar pistas sobre a origem do incêndio, como sinais de acampamentos, por exemplo.

Segundo o chefe da Esec, Henrique Horn Ilha, o ambiente foi afetado em seu extrato superior, em juncos e palhas, afetando a fauna que vem se concentrando por causa da forte estiagem da região. "Além da grande presença da avifauna, esse ambiente abriga muitos anfíbios e répteis, alguns ameaçados de extinção", destaca Ilha. Segundo ele o desastre ambiental só não foi maior devido o rápido atendimento por parte do Instituto Chico Mendes e pela chuva.

A Prefeitura de Santa Vitória do Palmar ofereceu apoio logístico, alimentação e água para a equipe no caso de continuidade do sinistro. Os bombeiros de Santa Vitória do Palmar não puderam atender ao chamado pois estavam com suas duas viaturas quebradas.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/brigada-da-esec-do-taim-controla-incendio-em-santa-vitoria-do-palmar
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.