Brigadas do Ibama contam com mulheres e índios em MS

Ibama - http://www.ibama.gov.br - 28/06/2011
Neste ano as brigadas de combate aos incêndios florestais do Ibama em Mato Grosso do Sul vêm com uma novidade: a presença de um grupo de mulheres em seus quadros.

Em Costa Rica, município que concentra as nascentes do Taquari, as brigadas do Prevfogo terão seis mulheres na sua composição. Isto é quase um dos dois esquadrões que compõem toda a brigada do município. São no total 15 componentes, mais o chefe da brigada e dois chefes de esquadrão. A missão dessa brigada é proteger em especial o Parque Estadual das Nascentes do Taquari que fica no município.

Já nos municípios de Porto Murtinho, no sul do Estado, Miranda e Aquidauana no oeste, índios das etnias Kadwéu e Terena marcam forte presença nas brigadas. Em Porto Murtinho por exemplo, dois esquadrões, de sete componentes cada um, foram formados neste ano com 14 índios Kadwéu. A brigada no município pantaneiro é formada por quatro esquadrões.

Em Miranda e em Aquidauana, localizadas também no pantanal, as brigadas foram formadas com cerca de 50% de índios da etnia Terena, que têm presença em várias reservas e aldeias nestes dois municípios.
São nove aldeias em Miranda com cerca de 7.500 índios e nove em Aquidauana com cerca de 13 mil moradores. As brigadas foram treinadas para proteger a região e também as reservas indígenas existentes que são consideradas como Unidades de Conservação, portanto prioritárias no combate aos incêndios florestais.

Ao todo as brigadas do Prevfogo do Ibama no Estado vão atuar em seis municípios, cinco deles dentro do pantanal e um na região norte do Estado. Em 2011 serão 120 brigadistas mais os chefes de esquadrão e chefes de brigada. O Ibama em Mato Grosso do Sul está investindo cerca de um milhão de reais na contratação das brigadas e nos equipamentos de combate neste ano.

Além das brigadas contratadas, o Programa de Agentes Ambientais Voluntários do Ibama no Estado também treinou mais 29 agentes como brigadistas voluntários que vão atuar no Assentamento Santa Mônica no município de Terenos, que fica próximo da capital, Campo Grande. Os brigadistas voluntários vão proteger uma área sensível dentro da Serra de Maracajú, que corta o Estado de norte a sul.

Com todo esse efetivo já treinado e pronto para o combate, espalhado pelas áreas que mais registram focos de calor no Estado, o superintendente do Ibama, David Lourenço, acredita que as brigadas deverão contribuir para diminuir o risco de incêndios florestais em áreas críticas no Mato Grosso do Sul em 2011 e aumentar a segurança nas Unidades de Conservação existentes nestas localidades.


http://www.ibama.gov.br/archives/16118
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nascentes do Rio Taquari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.