Brigadistas contratados começam a atuar na proteção da Reserva Biológica Augusto Ruschi

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/07/2008
Desde esta terça-feira (1), sete brigadistas contratados pelo Prevfogo já estão atuando na proteção da Reserva Biológica Augusto Ruschi, no município de Santa Teresa, no Espírito Santo. A equipe tem trabalhado na prevenção, limpando a área da unidade por meio de roçado, capina e rastelamento do mato - causador de focos de incêndio no interior da reserva, em especial nas estradas que cortam a unidade de conservação.

A equipe, contratada para o período de seis meses, prepara também as atividades de educação ambiental que serão passadas à comunidade do entorno. O objetivo é levar conscientização dos moradores do entorno sobre a importância da prevenção e combate aos incêndios e queimadas dentro e fora da unidade, bem como alertar sobre a proibição de caçar ou apreender animais na unidade, crime ambiental previsto na na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

O período de maio a outubro, normalmente com pluviosidade baixa e clima mais seco, é propício para o surgimento de queimadas. O curso que formou esta equipe de brigadistas foi realizado abril e envolve 26 participantes - dez da Reserva Biológica Augusto Ruschi, 10 da Rebio Comboios e seis da Floresta Nacional de Goitacazes, todas UCs capixabas.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Comboios
  • UC Augusto Ruschi
  • UC Goytacazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.