Brigadistas tentam conter fogo na Chapada dos Guimarães

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/08/2016
Incêndio que surgiu no domingo à noite já destruiu mais de 700 hectares do parque nacional no Mato Grosso


Um incêndio florestal atinge desde a noite de domingo (31) a região da Mata Fria, no interior do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O combate está sendo feito por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade, e bombeiros militares. Até a manhã desta terça-feira (2), o fogo estava situado entre a região do Portão do Inferno e a margem direita do Rio Coxipozinho.

Este é o segundo incêndio que surge no parque nas últimas horas. O primeiro foi detectado também no domingo (31), por volta das 14h, às margens da MT 251, nas proximidades da Salgadeira. Com os fortes ventos, a vegetação seca e o clima quente, as chamas rapidamente atingiram os paredões e alcançaram o platô. Brigadistas do ICMBio atuaram noite adentro e, na madrugada de ontem (segunda-feira, 1o), conseguiram controlá-lo.

Dimensão

Análises preliminares indicam que o primeiro incêndio atingiu aproximadamente 70 hectares, enquanto o segundo alcança quase 700 hectares no interior do parque. As causas dos dois incêndios ainda não foram identificadas. Além das atividades de combate direto ao fogo, o monitoramento das áreas atingidas e da MT 251 continua, com pessoal destacado em bases fixas e móveis.

Todos os atrativos do Parque Nacional permanecem abertos. O ICMBio recomenda cautela a todos os motoristas que trafegam na MT 251, já que há muita fumaça na rodovia.

Histórico

Incêndios florestais no entorno e no interior do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães começaram a aparecer em meados de julho, a maioria às margens da MT 251. Na semana passada dois incêndios foram combatidos por brigadistas do ICMBio e bombeiros do CBM/MT, sendo controlados na quarta-feira (27/07).

O parque

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é unidade de conservação federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

Serviço:

Informações sobre os incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães serão atualizadas diariamente pelo ICMBio, com imagens em foto e/ou vídeo. A comunicação será fornecida exclusivamente pelo-mail pncg.mt@icmbio.gov.br ou (61) 3103-9963 e link do Google Drive encaminhado aos veículos de imprensa.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8054-incendio-destroi-700-hectares-na-chapada-dos-guimaraes
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.