Caatinga será reconhecida como Patrimônio do Piauí

Assembléia Legislativa do Piauí - http://alepi.pi.gov.br - 09/05/2014
O presidente do Conselho da Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe, Paulo Fernando Maier Souza, encaminhou à Assembleia Legislativa um documento de apoio à aprovação de emenda à Constituição Estadual reconhecendo a caatinga como patrimônio do Piauí.

Segundo ele, já tramita no Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional estabelecendo o bioma como patrimônio nacional e patrimônio dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, mas são necessárias mais ações para que a proposição se transforme em lei.

A proposta é que cada um dos três estados inclua em suas constituições os dispositivos legais de proteção.

A caatinga é o único bioma existente exclusivamente em território brasileiro e, mesmo assim, é um dos menos protegidos no país por unidades de conservação. A meta formulada pela Convenção Mundial da Biodiversidade, ratificada pelo Brasil, é de que pelo menos 18% do nosso território seja protegido por unidades de conservação. Ocorre que a degradação do bioma já atinge 47% da cobertura vegetal original, sendo necessárias ações imediatas para a reversão do problema.

Além disso, estudos apontam que o semiárido e a sua população serão os potencialmente mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas e que o Nordeste brasileiro é a região mais vulnerável a essas mudanças, sendo que a população não dispõe de conhecimentos sobre a importância da caatinga no combate à desertificação e ao aquecimento global e, por isso, é preciso a criação de medidas constitucionais que possam reverter a questão.



http://alepi.pi.gov.br/noticiasConteudo_inc.php?idNoticia=1842
Caatinga

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.