Caçadores matam duas onças nas imediações da serra da capivara

portalaz - http://www.portalaz.com.br - 16/06/2012
a última quinta-feira, dia 14 de junho, os agentes que trabalham no Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no semiárido piauiense, recebeu denuncia de atividade de caçadores na região do Corredor Ecológico entre a Serra da Capivara e a Serra das Confusões. De imediato o chefe do parque, Fernando Tizianel e sua equipe se dirigiram ao local e encontraram no interior de uma residência na zona rural pedaços de carne sem pele, crânio e duas patas dianteiras de uma onça-pintada (Panthera onca) e o crânio de uma onça-vermelha (Puma concolor).

No local foram encontrados também uma espingarda calibre 32, uma espingarda de fabricação caseira e cinco armadilhas conhecidas localmente como "aratraca", próprias para a captura de felinos de grande porte. O morador foi autuado em R$ 10 mil e conduzido à delegacia da cidade de Canto do Buriti, onde foi preso em flagrante por porte ilegal de armas e pela caça de animais silvestre, com agravante por ser tratar de espécies ameaçadas de extinção.

As partes das onças apreendidas foram doadas para compor a coleção científica da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) em São Raimundo Nonato. A onça-pintada e a onça-parda são espécies ameaçadas de extinção. Segundo estudos recentes desenvolvidos pelo Instituto Onça Pintada, o Parque Nacional Serra da Capivara possui a maior densidade populacional dessa espécie dentro do bioma Caatinga.

Para o chefe do parque, as maiores ameaças para a conservação das onças na região são o crescente desmatamento, a ocupação humana em áreas de grande densidade natural deste felino e o conflito com a predação de gado. Para ele, é necessário fazer campanhas juntos as comunidades locais para diminuir o conflito entre pecuaristas e a onça, e harmonizar a convivência do homem com o animal.

"Infelizmente, ainda há um grande temor da população local quanto à presença de onças nas proximidades das residências ou propriedades rurais, levando, em muitos casos, a generalizar que todas as mortes de gado são resultados de ataques por onças, o que nem sempre é verdade" comenta Tizianel.

O Corredor Ecológico entre os Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões foi criado pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente de 11/03/2005 com o fim de assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da área do corredor e a efetiva conservação da diversidade biológica nestas unidades de conservação.

O corredor é uma importante área de deslocamento da fauna, especialmente na época da seca quando os recursos hídricos no Parque Nacional Serra da Capivara ficam escassos, e os animais se deslocam para áreas com maior disponibilidade de água, próximas à transição com o Cerrado, como é o caso do Parque Nacional Serra das Confusões. A intensificação da proteção desta área é importante para a conservação da fauna das duas unidades.



http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/245247_cacadores_matam_duas_oncas_nas_imediacoes_da_serra_da_capivara.html

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.