Cada zogue-zogue no seu galho

O Globo, Ciência, p. 32 - 26/08/2011
Cada zogue-zogue no seu galho
Nova espécie de macaco é descoberta

Uma expedição, cujo objetivo era estruturar o plano de manejo de áreas protegidas da Amazônia mato-grossense, culminou na descoberta de uma nova espécie de macaco. Ele pertence ao gênero Callicebus, conhecido na Amazônia como zogue-zogue. O símio recém-encontrado tem cerca de 50 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e é quieto (vocaliza apenas uma vez por dia, geralmente pelas manhãs, e em dueto) e vive em pequenos grupos, de até cinco indivíduos. A diferença básica em relação aos outros macacos do mesmo gênero é a cor da cauda, mais escura.
- É uma espécie extremamente territorialista - destaca o biólogo Julio Dalponte, que coordenou a expedição. - A cada poucas dezenas de metros há uma família, e elas quase não se comunicam.
O zogue-zogue foi encontrado numa área entre os rios Guariba e Roosevelt, no noroeste do Mato Grosso. Dalponte espera que a WWF, patrocinadora da viagem, apoie uma nova ida àquele local. Na segunda expedição, o objetivo seria estudar o tamanho da população do símio e da área que habita.

O Globo, 26/08/2011, Ciência, p. 32
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guariba-Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.