Câmara quer que Ilha Grande seja Patrimônio da Humanidade

Diário do Vale - http://diariodovale.uol.com.br - 16/05/2011
A Câmara Municipal de Angra dos Reis vai criar uma comissão mista e representativa da sociedade, destinada a elaborar e encaminhar à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) um dossiê, sugerindo que a Ilha Grande seja considerada Patrimônio Natural da Humanidade. A proposta de criação da comissão foi feita pelo presidente da Câmara, José Antônio Azevedo Gomes (PcdoB) e já foi aprovada pelo plenário da Casa. Para José Antônio, passou da hora de a Ilha Grande receber este reconhecimento.

- É justo e tardio até. A Ilha Grande possui uma riqueza imensa. Destino de milhares de brasileiros e estrangeiros todos os anos, que saem encantados com tanta beleza. Queremos que ela se junte a outros locais do país com esse mesmo título - avaliou.

O processo de reconhecimento do título de Patrimônio Natural da Humanidade é demorado. Após a elaboração do dossiê com todas as características da candidatura, a proposição é submetida à Organização. É preciso cumprir uma série de critérios que variam desde à biodiversidade até à existência de áreas de beleza natural de excepcional importância.

Atualmente, o Brasil já possui sete destinos reconhecidos pela riqueza de suas condições naturais: o Parque Nacional do Pico da Neblina (AM), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), os arquipélagos de Fernando de Noronha (PE) e Atol das Rocas (RN), o Parque Nacional do Jaú (AM) e as reservas de Mata Atlântica do Sudeste e da Costa do Descobrimento (BA).

Após a elaboração do dossiê, a candidatura da Ilha Grande a Patrimônio Natural da Humanidade deve receber o endosso e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a quem cabe apresentar formalmente a proposta à Unesco. O presidente da Câmara de Angra afirmou já ter conversado sobre o assunto com o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB) e afirmou ter recebido o aval para prosseguir com a ideia.

- O Governo do Estado dará todo apoio. Vamos formar a comissão, evidentemente que é um processo relativamente demorado, mas tão logo esteja pronto o documento da candidatura, vamos apresentá-lo e envolver toda a cidade na torcida para conseguirmos este reconhecimento mundial de nossa maior riqueza - adiantou José Antônio.

A Ilha Grande possui 193 quilômetros de área, sendo 157 quilômetros de litoral, sete enseadas e 106 praias. Entre elas, seis são consideradas paradisíacas, como Caxadaço, Praias do Sul e Leste, Aventureiro, Lopes Mendes e Saco do Céu. A Ilha também é toda coberta por uma floresta tropical onde estão o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul, com grande diversidade de fauna e flora. Sua geografia é acidentada e tem como pontos culminantes o Pico da Pedra D'água com 1.037 metros e o Pico do Papagaio (990 metros). As comunidades da Ilha ainda guardam traços caiçaras.


http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,40388,Camara%20quer%20que%20Ilha%20Grande%20seja%20Patrimonio%20da%20Humanidade.html#axzz1MiEiRHw1
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas