Caminhada Ecológica no Parque Ambiental de Belém

Agência Pará - 29/12/2007
Os moradores do entorno do Parque Ambiental de Belém (PAB), lideranças de ONG’s e os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), vão realizar a 1ª Caminhada Ecológica em áreas escolhidas do parque, localizado nas matas do Utinga, onde estão os mananciais de água que abastecem parte da população da cidade, portanto em plena região metropolitana da capital.

O parque está numa área de 1.380 hectares, com exuberante biodiversidade, que inclui áreas verdes primárias de floresta de terra firme, várzea, capoeirões, capoeiras e fauna com centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. A área também é refúgio de espécies em extinção, a exemplo do tamanduaí, cachorro-do-mato-vinagre e adoninha-amazônia.

A caminhada, marcada para as 7h do dia 12 de janeiro, dia do aniversário de Belém, é um esforço da nova administração do (PAB) para aproximar moradores dos arredores do local, lideranças ambientais, servidores da (SEMA) "e conscientizá-los da necessidade de, em primeiro lugar, conhecerem o espaço e, posteriormente, adotarem atitudes corretamente ecológicas de divulgação, preservação e defesa daquele patrimônio ambiental da cidade", esclarece Maurício Pascoal, gerente do parque.

História - O parque é uma Unidade de Conservação Estadual desde 1993. Sua história ambiental está diretamente ligada ao abastecimento de água de Belém, como escudo protetor dos lagos Água Preta e Bolonha, que respondem por 50% do abastecimento de água tratada da região metropolitana.

As primeiras tentativas de proteção das matas do Utinga aconteceram entre 1881 e 1883, por ocasião da instalação da Companhia de Águas do Grão-Pará, que ainda contava com apoio dos chamados "aguadeiros", carregadores que entregavam água a domicílio.

A consolidação do local veio em 1984, a partir de um estudo da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Estado do Pará, quando foi determinada como "Área de Proteção Sanitária - Lagos Bolonha e Água Preta".

Revitalização - Desde o início de 2007 um Grupo de Trabalho (GT), instituído pelo governo estadual e formado por entidades governamentais, empresas privadas, fundações, ONG’s e universidades se dedica ao projeto de revitalização do parque, que prevê maior acesso à comunidade do entorno, população de Belém, interior do Pará e visitantes de outros estados.

A idéia e dotar o parque de infra-estrura para visitação pública, ampliar os programas de trilhas ecológicas, reforçar a segurança da área, tudo para que a população se identifique ao espaço como um refúgio de lazer, especialmente nos finais de semana, como acontece em outros estados brasileiros e países que investem no turismo ecológico para a geração de renda, respeitando o meio ambiente.

Pesquisa - A SEMA, por meio da Chefia de Unidade de Conservação, também quer estimular a pesquisa científica no local, e contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos, tudo em conformidade com a readequação do parque ao que preconiza a legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), lei no 9.985 de julho de 2000.

Programação - A gerência do (PAB) programou para o dia da 1ª Caminhada Ecológica do Parque Ambiental de Belém várias atividades, com destaque para que os moradores e servidores conheçam as belas trilhas ecológicas, já admiradas por estudantes das escolas de Ensino Médio da capital e demais pessoas que usam a área para exercícios físicos. Na área, soldados e oficiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) já fazem um trabalho de apoio à visitação de estudantes e noções de educação ambiental.

O evento encerra com a gerência do parque à disposição dos convidados para falar da importância do local para a Região Metropolitana de Belém e a palavra do secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Ortega, sobre o programa de conscientização ambiental da área a ser lançado no dia 12 de janeiro.

Localização - Para os amantes das caminhadas e corridas, o endereço do Parque Ambiental de Belém é no acesso à Estrada da Ceasa, na confluência das avenidas Dr. Freitas e João Paulo II, antiga 1o de Dezembro, bairro da Terra Firme.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.