Caminhada ecológica reúne mais de mil pessoas

SEMA/PA - www.sema.pa.gov.br - 31/05/2010
Caminhar para o bem do planeta. Este foi um dos pilares da caminhada verde, organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no domingo, 30.

A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, um circuito de palestras, distribuição de mudas, caminhadas, trilhas, apresentação de teatro, vídeos e exposições em homenagem ao dia do Meio Ambiente, comemorado na data oficial de 5 de junho.

Ao som da banda de fanfarra da escola Magalhães Barata, crianças,adultos e idosos deram mais um passo na sustentabilidade ao aderirem à caminhada, que saiu da Praça Santuário, Centro Arquitetônico de Nazaré (Can) e seguiu até a Praça da República.

À frente, chamava a atenção a figura exótica de Matinta Perera, famosa protetora das matas. "Para mim, é um prazer estar aqui, ajudando a conscientizar o povo de que devemos andar juntos para salvar o planeta", comentou Maria da Conceição Borges, intérprete da Matinta.

Durante o percurso, estudantes das escolas públicas participantes recolhiam o lixo que encontravam pelo caminho, em uma coleta seletiva improvisada. Eles se dividiram em grupos: papel, metal, orgânicos, plástico e vidro.

Caroline Evangelista, aluna da 7 série da escola Celina Del Tetto, recolhia todos os metais que encontrava. "Em pouco tempo, já recolhi 15 latinhas de bebidas. Se as pessoas tivessem consciência, a cidade não estaria tão suja. O preço de caminhar até uma lixeira é tão baixo diante do preço pago pelo planeta", filosofou. Profissionais da Faculdade Ideal (Faci) também fizeram a coleta seletiva de materiais que estavam no percurso.

O evento reuniu mais de mil pessoas, entre elas, o poeta paraense Juraci Siqueira, conhecido carinhosamente como o Boto Paraense. "Qualquer atividade em prol do meio ambiente é oportuna, ainda mais quando envolve crianças. O homem deve aprender que não é a terra que pertence a ele e sim ele que pertence à terra".

Com o tema "As mudanças socioambientais e a biodiversidade amazônica", a caminhada chamou a atenção dos freqüentadores da Praça da República, que se aproximaram do estande da Sema para receber orientações ambientais e informações sobre o Parque Estadual do Utinga (Peut), local da próxima caminhada ecológica.

"Gostei tanto da iniciativa que, da próxima vez, vou deixar a preguiça de lado e aderia à causa", falou a aposentada Maria Consuelo Fonseca, freqüentadora da praça e simpatizante da causa ambiental.

Depois da caminhada, foram distribuídas duas mil mudas de paricá, espécie nativa da região, que pode atingir até 30 metros de altura. Os municípios do Baixo Amazonas, Carajás e Tucuruí também tiveram sua programação do Meio Ambiente.

http://www.sema.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=5582
Movimento Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.