Campanha busca reconhecimento do Peruaçu, no Norte de MG, como patrimônio da humanidade

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/04/2017
Parque possui mais de 55 mil metros quadrados e tem cerca de 40 cavernas catalogadas; reconhecimento irá aumentar os cuidados com o parque.



Ambientalistas e órgãos estaduais se mobilizam em uma campanha para buscar o reconhecimento da Unesco como Patrimônio da Humanidade para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas.

O primeiro passo, segundo Iara Cordeiro, que representa o Instituto do Norte e Nordeste de Minas (Idene) no Conselho do Peruaçu, é fazer parte de uma lista tentativo; situação que o Peruaçu já faz parte desde o ano de 1998, mas ainda não foi indicado pelo governo federal. Uma audiência pública está marcada para o mês de maio, em Januária, para tentar sensibilizar ainda mais os envolvidos neste processo de reconhecimento.

A campanha Sou do Mundo Estou em Minas Gerais está recolhendo assinaturas eletrônicas nas redes sociais para buscar o apoio do governo federal e indicar o Peruaçu a este reconhecimento pela Unesco.

"São três órgãos que podem fazer esta indicação. O Ministério de Meio Ambiente, se este selo for um selo ambiental; Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN) se este selo for cultural; ou Itamarati se for de extremo interesse do governo federal que este sítio receba este selo da Unesco", explica Iara.

Peruaçu

O Peruaçu possui cerca de 40 cavernas catalogadas, em uma área de mais de 56 mil metros quadrados. O parque se tornou uma unidade de conservação no ano de 1999 com o objetivo de proteger o patrimônio geológico e arqueológico da região. No local são encontradas evidências humanas que datam há 11 mil anos. Por enquanto, a visitação ao parque só é possível por meio de agendamento. A previsão é que a partir do mês de junho ele seja aberto ao público para visitação.

Suas características inspiram a busca pelo selo misto, cultural e ambiental. Um dos objetivos do reconhecimento como Patrimônio da Humanidade é o aumento da preservação do parque. "Os cuidados passam a ser maiores; com padrões internacionais. Os olhos do mundo todo estarão voltados para o Peruaçu. Ainda terá o desenvolvimento de todo o Norte de Minas; com a geração de emprego e renda com o recebimento de turistas internacionais".



http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/campanha-busca-reconhecimento-do-peruacu-no-norte-de-mg-como-patrimonio-da-humanidade.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cavernas do Peruaçu (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.