Campanha pede criação do Parque Ambiental do Cantagalo em Parnaíba

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/06/2013
Uma campanha que começou na rede social está ganhando a simpatia de várias entidades na cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí. A mobilização pede a implantação do Parque Ambiental Cantagalo na cidade, área com uma grande presença de carnaúbas e trilhas ecológicas. Alguns passeios já foram realizados para apresentar o local à população.

O grande incentivador da ideia é o agente de turismo Edilson Moares Brito, que lançou em sua página na rede social a campanha. Segundo ele, o Parque Ambiental Cantagalo já está previsto no plano diretor da cidade.

"Sou muito ligado à natureza e a área do Cantagalo reserva um grande carnaubal, várias espécies de aves e é uma área verde maravilhosa. Já levamos alguns estudantes para conhecer o local e as pessoas estão gostando da ideia. O local tem algumas trilhas e pode vir a ser um novo atrativo para o turismo ecológico local", disse Moraes Brito.

A região do Cantagalo reserva cenários belíssimos e espetáculos que só a natureza pode proporcionar como o pôr do sol.

Conselheiro titular da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (APA Delta), Edilson diz que é necessário um bom projeto e gestão eficiente para conseguir verbas junto ao Ministério do Meio Ambiente para a implantação e estruturação do Parque Ambiental do Cantagalo.

"Ainda vamos apresentar o projeto para a Prefeitura de Parnaíba. O certo é que precisamos chamar atenção da sociedade para a conservação das áreas verdes da cidade e para a importância das espécies que encontramos no Cantagalo", disse.

Fernando Gomes, sociólogo e especialista em Administração e Manejo de Unidades de Conservação da APA Delta do Parnaíba/ICMBio, diz que há três áreas sinalizadas como passíveis de decretação como Unidade de Conservação (UC): Lagoa do Portinho (tramita uma proposta em nível estadual, na SEMAR, para ser criado um parque estadual). Na área urbana de Parnaíba são duas: o Cantagalo e a Lagoa do Bebedouro.

"Dependendo da sua configuração e importância (pode ser municipal ou estadual) é preciso de uma Lei que institua a unidade para criar um parque ambiental. O Ministério do Meio Ambiente tem recursos para apoiar essas iniciativas, inclusive com disponibilidade de editais que criam infraestrutura para visitação (trilhas, centro de visitantes, lanchonetes, banheiros, sinalização, etc)", disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Eduardo, disse que há um projeto na prefeitura há 10 anos que prevê um horto florestal, mas que se encontra arquivado. Segundo ele, devido a ampliação do Centro de Piscicultura da Universidade Federal do Piauí e ainda a população ribeirinha que vive no local, o projeto precisa passar por uma readequação.

"A prefeitura está aberta para conhecer esse projeto do Cantagalo e tentar viabilizar a sua implantação", disse o secretário.

No próximo dia 20 de junho o projeto será apresentado aos integrantes do Rotary Club de Parnaíba.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/06/campanha-pede-criacao-do-parque-ambiental-do-cantagalo-em-parnaiba.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Delta do Parnaíba (Federal)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.