Capacitação de Agentes Ambientais Voluntários

Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema - www.cazumba.org - 26/05/2008
Como parte das estratégias de proteção da Unidade, nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2008 dezessete moradores da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema e seis moradores do entorno (Projeto de Assentamento Boa Esperança e Floresta Nacional do Macauã) participaram, em Sena Madureira, de um mini-curso destinado ao aperfeiçoamento de Agentes Ambientais Voluntários da região.

Promovido pelo Ibama/ICMBio e pela Fundação Amigos da Amazônia (FUNAAM), com apoio do Programa ARPA, o mini-curso é parte do Programa Nacional de Agentes Ambientais Voluntários e de um projeto da FUNAAM, patrocinado pela Petrobrás Ambiental. Foram abordados tópicos de ecologia, fiscalização e proteção da biodiversidade, além de valores humanos e ecológicos. Os temas foram complementados pela palestra de um agente agro-florestal indígena Kaxinawá, do município de Tarauacá e por uma atividade prática, com abordagem de embarcações no rio Iaco e nos portos da cidade.

Ao final, foram elaborados planos de trabalho, a serem executados nos próximos seis meses pelas equipes de AAV em suas respectivas comunidades. Cada participante recebeu também, como apoio para o desenvolvimento das ações planejadas, um kit com equipamentos de campo (bota, chapéu, lanterna, colete e cadernos) e uma sesta básica. O evento foi encerrado com uma avaliação positiva por parte de todos os envolvidos.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Macauã
  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.