Capacitação em favor da conservação ambiental

WWF - www.wwf.org.br - 01/07/2009
O Brasil vem sofrendo um progressivo processo de degradação de suas áreas naturais para dar lugar a atividades produtivas e instalações de infraestrutura, baseadas no desenvolvimento a qualquer custo. Por outro lado, as chamadas unidades de conservação (UCs) têm se mostrado uma estratégia eficaz de proteção do meio ambiente.

Nesse contexto, os gestores de UCs têm um papel importante para garantir que essas áreas protegidas cumpram a função para a qual foram criadas. Os gestores têm, entre tantos desafios, o de se preparar, adquirindo conhecimento para enfrentar a missão de gerenciar, com sucesso uma UC. Para exercer bem a função, o gestor de uma área protegida precisa atualizar-se nas questões relacionadas ao manejo da fauna e flora, e aprimorar suas habilidades gerenciais e políticas e de administração dos conflitos entre os vários atores envolvidos.

Para suprir a necessidade de capacitação desse público, o WWF-Brasil, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), realizou a 16ª edição do Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia, concluída em 25 de junho.

Sua realização e continuidade são inspiradas no fato de serem imprescindíveis os esforços de capacitação de recursos humanos para consolidar as novas unidades de conservação criadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e fortalecer a gestão das já existentes na Amazônia,com base em uma visão integradora das questões sociais, naturais e ambientais relacionadas à paisagem e ao contexto regional.

Em cinco anos de existência, o Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia já proporcionou a capacitação de mais de 300 pessoas em todos os estados que compõem a Amazônia Legal. Além disso, já beneficiou, direta e indiretamente, cerca de 150 unidades de conservação.


Gerando resultados e proporcionando melhorias

José Geraldo Magela Ângelo é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e compõe a equipe de gestores da Estação Ecológica de Taiama, localizada na região do Pantanal Norte, nos municípios de Cáceres e Poconé (MT).

Ele conta que a rotina de trabalho em uma UC é sempre muito versátil e que um gestor deve estar preparado para fazer de tudo um pouco. "Damos apoio à pesquisa científica, acompanhamos as operações de fiscalização, somamos esforços para concluir a elaboração e implementação do Plano de Manejo e trabalhamos para garantir o bom funcionamento do Conselho Consultivo que é um espaço democrático e de solução de problemas. Esses são só alguns dos 'leões' que temos que 'domar' periodicamente", comentou.

Participante do curso em 2006, José diz que foi marcante a possibilidade de poder trocar informações com outros gestores e conhecer as dificuldades enfrentadas, bem como as soluções, relacionadas a gestão de UC nos âmbitos federal, estadual e municipal. "Consegui perceber alguns caminhos para solucionar os problemas na unidade de conservação em que trabalho", completou.

Antônio Lisboa também é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e gestor do Parque Nacional do Viruá, localizado no município de Caracaraí (RR). Antônio é um dos mais de 300 profissionais capacitados pelo curso, participando de uma de suas primeiras edições, em 2005. Nesse mesmo ano, assumiu a gestão do parque e passou a lidar com o desafio de gerir uma área protegida de 227.011 hectares, contando apenas com o apoio de quatro funcionários.

Ele lembra que, na época, a oportunidade de participar do curso, foi recebida com grande entusiasmo, uma vez que, com muito pouco ou nenhum conhecimento de causa, uma série de analistas ambientais recém contratados estavam prestes a assumir a gestão de algumas UCs em Roraima.

"Considero essa iniciativa como uma experiência pioneira e muito válida para suprir necessidade de se construir a tão necessária expertise em gestão de áreas protegidas no Brasil. Entre os conhecimentos adquiridos, os que mais têm influenciado minhas ações na prática são os ligados à gestão para resultado e planejamento estratégico, elementos essenciais para o sucesso de uma área protegida", declarou o analista.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taiamã
  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.