Capacitação reúne professores na Estação Ecológica do Jari

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/10/2013
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou entre os dias 25 e 30 de setembro, o módulo de capacitação do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA). O evento aconteceu na Estação Ecológica (Esec) de Jari e recebeu professores da rede pública dos municípios próximos à unidade. Apoiado pelo WWF-Brasil e pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, bem como sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade dos municípios que envolvem o Vale do Jari. Para isso, o curso utiliza unidades de conservação como um Centro de Referência em Educação Ambiental.

Após o módulo de capacitação, realizado pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e a Estação Ecológica do Jari, em conjunto com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), uma equipe deve realizar visitas mensais aos cursistas, com objetivo de acompanhar os projetos e orientar a forma adequada para a execução. Os projetos serão executados nas escolas públicas e, em seguida, serão apresentados em um seminário público, previsto para abril de 2014.

O curso representa um conjunto de ações que visam estimular nas escolas o desenvolvimento de projetos que tenham como foco os problemas das comunidades onde estão inseridas. As escolas convidadas para a iniciativa estão situadas em locais estratégicos para gestão dessas unidades de conservação. Com o fortalecimento das escolas, com espaços de discussão sobre a qualidade de vida das comunidades, ampliam-se os canais de diálogo entre a sociedade e as equipes gestoras das unidades.

Mas o foco não é somente a comunidade escolar. O CPPTA é uma estratégia para auxiliar o despertar de uma relação de pertencimento entre as comunidades e as áreas protegidas. O curso tem como objetivo confrontar o discurso de que os espaços são obstáculos ao desenvolvimento da regional. Esse momento de nivelamento de conceitos, entendimentos sobre a realidade vivenciada pelas comunidades e práticas didático-pedagógicas foi marcado pela apresentação de meios que podem estimular a maior participação das pessoas na identificação dos principais problemas socioambientais que as afligem e na busca coletiva de alternativas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4381-capacitacao-reune-professores-na-estacao-ecologica-do-jari.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jari
  • UC Montanhas do Tumucumaque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.