Caparaó: meio século de proteção de belezas na Mata Atlântica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 24/05/2011
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó se tornou, ao longo de seus 50 anos, um patrimônio de todos os brasileiros. O bioma preservado em seus 31.762, 83 hectares é o da Mata Atlântica, um dos mais degradados ao longo da história. E de 24 de maio de 1961 para cá, quando o parque foi criado, muita históra foi escrita.

Para comemorar meio século de criação estão previstas atividades que vão desta terça-feira (24) até o próximo sábado (28), nos centros de visitantes de Pedra Menina (ES) e de Alto Caparaó (MG). Na programação estão exposições de fotografias, desenhos da comunidade de Pedra Menina e estudantes do Alto Caparaó, além da inauguração do Cine-parque Caparaó.

Outro evento programado é o II Seminário de Pesquisas no Parque Nacional do Caparaó, voltado aos inscritos da Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Espírito Santo e Favale.

Considerado um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil, o Caparaó abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. O parque dispõe de quatro áreas de acampamento, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques e churrasqueiras.

Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, além de belos espetáculos de alvorecer e pôr do sol. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local, propício também para observação de aves.

Para saber mais acesse o site do Parna do Caparaó, clicando aqui



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/908-caparao-meio-seculo-de-protecao-de-rica-biodiversidade-da-mata-atlantica
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caparaó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.