Carijós combate aterros irregulares

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/08/2015
Total de multas aplicadas soma R$ 250 mil


Agentes de fiscalização da Estação Ecológica de Carijós, em Florianópolis (SC), embargaram sete áreas e lavraram 20 autos de infração contra sete empresas e três pessoas físicas, desde que iniciaram em junho a operação de fiscalização para combater aterros irregulares no interior e entorno da unidade de conservação (UC).

A operação, que continua neste mês, resultou ainda na apreensão de três caminhões com caçambas de entulho, uma escavadeira hidráulica, uma mini-carregadeira, uma carreta de transporte de máquina pesada e dois containers. O valor total das multas aplicadas é de R$ 250 mil.

A Estação Ecológica (Esec) de Carijós fica na região norte da ilha de Florianópolis e sofre forte pressão urbana. De acordo com o chefe da unidade, Sílvio de Souza, a equipe de fiscalização do ICMBio vem focando nos aterros ilegais, os quais utilizam principalmente rejeitos da construção civil.

"Este tipo de deposição de material está transformando áreas naturais úmidas em planícies artificiais secas. Além dos danos em áreas de preservação permanente, o potencial poluidor de materiais tóxicos presentes nos entulhos, como chumbo e outros metais presentes em tubulações antigas e tintas, pode favorecer a contaminação do solo e do lençol freático", acrescenta Souza.

Ele esclarece ainda que é importante que a população esteja comprometida com sua responsabilidade sobre os resíduos que gera até a destinação final. "Ao contratar serviços particulares de recolhimento de resíduos e rejeitos, especialmente os de grande porte, todos devem se assegurar de que a destinação será correta, que necessariamente passa pela triagem", lembra o chefe de Carijós.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6924-estacao-ecologica-de-carijos-realiza-operacao-quinario.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.