Cassurubá avança na elaboração do plano de manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/10/2016
Terceira rodada de reuniões será retomada no fim de semana. Nesta etapa, estão sendo discutidos acordos e normas de uso dos recursos naturais da reserva extrativista na Bahia


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) organiza nos próximos dias os encontros finais da 3ª Rodada de Reuniões Comunitárias para Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá, na Bahia.

Plano de manejo é o documento que define regras de uso, zoneamento e outras medidas relativas à gestão da unidade de conservação (UC).

Neste sábado (29), está previsto debate em Alcobaça sobre acordos relacionados à pesca. No domingo (30), em Caribês, e na segunda-feira (31), em Caravelas, o tema será mariscagem. As reuniões serão abertas aos pescadores e marisqueiras da Resex, com início as 8h30, nas Colônias de Pescadores (Alcobaça e Caravelas).

Já no dia 5 de novembro, serão discutidas as regras da mariscagem na Colônia de Nova Viçosa. Questões relacionadas à roça na Resex serão abordadas nos dias 6, na comunidade de Cupido, e no dia 7, na vila de Cassurubá.

A Reserva Extrativista de Cassurubá, localizada na Região dos Abrolhos, entre os municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, é uma unidade de conservação, que visa à sustentabilidade de sua população tradicional.

Pesca e mariscagem

Nessa etapa do plano de manejo, são discutidos acordos e normas para o uso dos principais recursos extrativistas da unidade, em especial os relacionados à pesca e mariscagem, tais como camarão, peixes diversos, caranguejo-uçá, entre outros.

Métodos de captura, tipos de malhas e apetrechos, tamanhos mínimos, áreas de reprodução e demais sugestões coletadas nessas reuniões, após aprovadas, poderão virar regras, que contribuirão para que os recursos pesqueiros não se acabem e para a adoção de boas práticas de manejo e diminuição dos conflitos sociais entre pescadores e suas artes de pesca.

As ações de planejamento, mobilização e execução desses encontros conta com recursos do Programa GEF MAR e com o apoio de colaboradores locais como a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), colônias de pesca, associações de moradores, lideranças comunitárias, conselheiros.

A participação dos pescadores artesanais, catadores de caranguejo, marisqueiras e pequenos agricultores, que utilizam a área da Resex, é fundamental, tanto para se pensar práticas mais sustentáveis das atividades produtivas, como para garantir o alimento e renda dessas populações tradicionais.

Iniciado em 2015, o processo de elaboração do plano de manejo da Resex de Cassurubá deve ser concluído no primeiro semestre de 2017. O próximo passo após a conclusão e escolha de representantes dessa etapa será uma assembleia geral para que as comunidades possam defender suas propostas e chegar a um consenso sobre as novas regras para o território pesqueiro da unidade.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8505-cassuruba-avanca-na-elaboracao-do-plano-de-manejo
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.