Cazumbá ganha prêmio Pronatec Empreendedor

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/10/2015
Projeto de agroindústria do açaí fica entre os três melhores do Brasil


"Esse prêmio vai para a nossa comunidade e para o ICMBio que nos deu importante apoio nesse projeto", afirmou Isaías Afonso, morador da Reserva Extrativista (Resex) Cazumbá-Iracema, no Acre, ao receber o troféu de terceiro lugar no Prêmio Pronatec Empreendedor, entregue na tarde desta quinta-feira (22), em solenidade no auditório do Sebrae, em Brasília.

A premiação foi concedida ao projeto de agroindústria de beneficiamento da polpa do açaí, implantado há cerca de dois meses na reserva. O projeto surgiu a partir do curso de açaicultor, oferecido aos extrativistas pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do Pronatec-Campo, e recebeu impulso dos gestores do ICMBio, que acreditaram na ideia de montar uma fábrica no interior da Resex.

Atualmente, o empreendimento emprega 50 pessoas nas várias etapas do processo de beneficiamento da polpa do açaí - coleta, transporte e produção. Mas, vai precisar de mais gente logo logo. Até o final do ano, a polpa, consumida basicamente pela comunidade da reserva, passará a ser vendida no mercado de Sena Madureira, município que abriga a Resex, e de Rio Branco, capital do estado, o que exigirá o aumento da mão de obra.

Seleção

Para ganhar o prêmio, o projeto dos extrativistas acreanos teve que passar por uma criteriosa seleção que levou em conta 120 iniciativas empreendedoras de destaque em todo o País. Inicialmente, a experiência de Cazumbá ficou entre as dez finalistas. "Chegar à final, para nós, já era uma vitória. Imagina ganhar o terceiro lugar, estar entre os três melhores do Brasil!", comemorou Rayline Maia, também moradora da reserva, exultante com a conquista.

Isaías e Rayline vieram a Brasília acompanhados pelo coordenador adjunto do Pronatec na região do Vale do Purus no Ifac, Cleudo Faria, um dos responsáveis pelo curso de açaicultor. Eles receberam o prêmio das mãos da diretora técnica do Sebrae, Heloisa Regina Guimarães. "Já estamos nos organizando para formar cinco novas turmas de açaicultor até o fim do ano, porque a produção da fábrica vai aumentar muito", disse Faria.

O Prêmio Pronatec Empreendedor é promovido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação e apoio, entre outros, dos serviços nacionais de aprendizagem (Senac, Senai, Senar, Senat). Tem por objetivo estimular a cultura empreendedora por meio de exemplos de sucesso, nascidos a partir de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Sena Madureira, no Acre, uma das regiões de mais baixo IDH do País. Tem 750 mil hectares e abriga 340 famílias que vivem exclusivamente do extrativismo. Com a entrada em funcionamento do projeto de beneficiamento do açaí, os moradores sonham com dias melhores.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7159-cazumba-ganha-premio-pronatec-empreendedor.html
Florestas:Extrativismo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.