Censo das aves

O Eco - 28/08/2007
Foram encerrados em agosto os levantamentos para a elaboração do Censo Neotropical de Aves Aquáticas do Pantanal. Entre os dias 15 de 18 deste mês, analistas ambientais do Ibama contabilizaram e identificaram as espécies que freqüentam na época de seca a região do rio Paraguai entre Cáceres e a Estação Ecológica Taiamã (MT), onde foram vistos 4.593 indivíduos. Os pesquisadores também estudaram o entorno da unidade de conservação e contaram mais 1269 aves, além da Baía Cai Cai com 288 animais.

Números totais

Ao final das investidas na época de seca foram totalizadas 39 espécies de aves aquáticas no mosaico de unidades de conservação do Pantanal, além da Estação Ecológica Taiamã e rodovia transpantaneira, que concentrou o maior número de animais e de espécies vistos. Nas chuvas foram registrados 3472 indivíduos e na seca 10.965.

Proteção urgente

De acordo com analistas que participaram da pesquisa, é urgente criar uma ou mais unidades de conservação ao longo do rio Paraguai, entre Cáceres e a Estação Ecológica Taiamã. Trata-se da única região estudada no censo onde são formadas praias arenosas na seca, imprescindíveis para o descanso, alimentação e reprodução das espécies trinta-réis-anão (Sterna superciliaris), trinta-réis-grande (Phaetusa simplex) e talha-mar (Rynchops niger). Hoje esse é um trecho ameaçado e degradado por queimadas, pesca, pecuária e turismo predatório.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taiamã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.