Cepam e Parque Nacional de Anavilhanas realizam seminário sobre onça-pintada

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 27/04/2011
Tem uma onça rondando o meu quintal! O que eu faço? Este foi o título do seminário realizado no último dia 6, na cidade de Novo Airão/AM. Segundo a chefe do Parque Nacional de Anavilhanas, Priscila Santos, a necessidade realizar o evento surgiu após alguns moradores de sítios no entorno da cidade terem alguns de seus animais domésticos (galinhas, patos e cachorros) atacados por uma onça-pintada, que estava acompanhada de seu filhote.

O analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam/ICMBio), Marcelo Derzi Vidal, esclarece que o objetivo maior do evento foi conscientizar os moradores de Novo Airão sobre a importância da onça-pintada no ecossistema, diminuindo assim as chances de os indivíduos avistados serem mortos.

Durante o evento foram repassadas, por meio de palestras e debates, informações sobre a biologia do felino (área de vida, reprodução, alimentação), procedimentos não letais que os moradores podem realizar para afugentar a pintada e evitar que seus animais de criação sejam predados, e quem procurar em casos extremos de interações entre as onças e os seres humanos.

O seminário contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Ibama, do Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Amazonas, e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) - que, mesmo a distância, disponibilizou cartilhas informativas sobre o felino que foram distribuídas aos participantes.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/819-cepam-e-parque-nacional-de-anavilhanas-realizam-seminario-sobre-onca-pintada
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.