CEPSUL promove cruzeiro para monitorar fauna marinha da Rebio do Arvoredo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 25/05/2011
O Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL) realizou entre 16 e 19 de maio o 6 Cruzeiro de monitoramento da fauna marinha demersal da reserva e adjacências na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em SC. Ao todo foram feitos sete arrastos de fundo com duração de 30 minutos cada, seis armadilhas, oito pontos de coleta de sedimento com uso de draga e análise de dados ambientais em todos os pontos. Apesar das condições do mar, a expedição, realizada com o navio de pesquisa Soloncy Moura, atingiu todas as metas.

A equipe do CEPSUL realizará, em laboratório, amostragens do material coletado e que não pôde ser parametrizado a bordo, bem como análises estatísticas dos dados obtidos ao longo do projeto. As informações balizarão a elaboração de artigo científico, a ser publicado em breve pelo centro.

Participaram dos trabalhos analistas do CEPSUL e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Este foi o último cruzeiro do projeto e o primeiro em que foi coletado o camarão sete-barbas, esperado para a região. Foram feitos registros, ainda, de outros camarões, linguados, baiacus, corvinas, raias, pescadas, peixes-espada, peixes-porco, bagres, moreias, siris, caranguejos, estrelas, e águas vivas.

Dois exemplares fêmea do polvo Octopus vulgaris e um exemplar da garoupa Hyporthodus marginatus, considerada vulnerável pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), foram encontradas pela equipe. Após a biometria, os polvos foram devolvidos ao mar, o mesmo ocorreu com a garoupa que foi coletada, permaneceu em aquário montado no navio, e depois devolvida ao mar.

Os golfinhos que foram avistados no quinto cruzeiro, realizado em fevereiro, desta vez não apareceram. Em compensação, todos os dias o navio foi acompanhado por aves marinhas - gaivotas, albatrozes, petréis, atobás, fragatas e trinta-réis. - neste 6o cruzeiro.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/909-rebio-arvoredo-promove-cruzeiro-para-monitorar-fauna-marinha-demersal
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.