CEPTA realiza pesquisa no Parque Nacional da Ilha Grande

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 09/10/2012
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza pesquisa no Parque Nacional da Ilha Grande, unidade de conservação federal localizada no estado do Paraná. O objetivo é identificar, quantificar e analisar a biodiversidade de espécies de peixes de riachos da unidade.

A pesquisa tem grande importância biológica e busca obter conhecimento referente a espécies de riachos, devido ao desconhecimento de dados sobre estes ambiente, para, se necessário, definir ações de manejo para proteção na natureza. Durante o trabalho será realizado um inventário da biodiversidade de peixes e, consequentemente, treinamento para os monitoramentos da ictiofauna.

O projeto será realizado em riachos, onde existe a possibilidade de encontrar as espécies ameaçadas de extinção Gymnogeophagus setequedas (cará) e Sternarchorhynchus britskii (ituí, tuvira), sendo que as demais possuem hábitos de rios, lagoas e corredeiras.

Na área do Parque Nacional da Ilha Grande e seu entorno não foram realizados estudos específicos sobre a ictiofauna em riachos, não existindo, portanto, conhecimento sobre a situação e proteção das espécies existentes nesses ambientes.

Na programação da pesquisa está prevista a realização de amostragens duas vezes ao ano, nos períodos de estiagem e chuvoso, utilizando redes de cerco, puçás e peneiras, em trechos de riachos georreferenciados. A identificação taxonômica das espécies será feita por pesquisadores especializados, sendo os exemplares depositados em Coleção Ictiológica. Serão estimados os índices ecológicos sobre a biodiversidade de peixes e os resultados dos estudos serão divulgados em eventos científicos e revistas especializadas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3380-cepta-realiza-pesquisa-no-parque-nacional-da-ilha-grande.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.