Cerca de 270 famílias do Amazonas participam de consulta sobre criação de reserva extrativista

Radiobrás-Brasília-DF - 13/05/2005
Amanhã (14) cerca de 270 famílias de 10 comunidades em Barcelos, na região do médio rio Negro, no Amazonas, participam de uma consulta pública na qual decidirão sobre a criação da reserva extrativista do rio Unini.

A Associação dos Moradores do Rio Unini (Amoru) formalizou o pedido de criação da reserva extrativista no Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Populações Tradicionais (CNPT) do Ibama em 2002. A área pretendida tem 800 mil hectares e fica ao sul do Parque Nacional do Jaú, à margem esquerda do limítrofe rio Unini.

No ano passado, uma equipe multidisciplinar da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e do CNPT produziu um diagnóstico preliminar da região, como etapa fundamental ao processo de criação da reserva. O levantamento confirmou que as principais atividades econômicas desenvolvidas na região são produção de farinha de mandioca e coleta de cipó. Há também plantações de banana, coleta de castanha do Pará e aruma (fibra vegetal utilizada para artesanato).

"Se a reserva for criada, precisará de um Plano de Manejo. Aí pode-se melhorar a qualidade e a quantidade da produção atual, para então inserir novas atividades. O essencial, também, é criar uma cadeia produtiva que garanta a comercialização. Hoje os produtores do Unini são reféns do atravessador", declarou Delmo Vilela, coordenador do Programa de Alternativas Econômicas da FVA. A FVA é uma organização não-governamental criada em 1990, com sede em Manaus, que se destacou por coordenar a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional do Jaú.
(Thaís Brianezi-Radiobrás-Brasília-DF-13/05/05)
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  • UC Rio Unini
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.