Chamas já consumiram quase 10% do Parque da Serra do Canastra

O Tempo - http://www.otempo.com.br/ - 10/08/2016
Cerca de 80 pessoas, entre voluntários, brigadistas, servidores do parque e militares do Corpo de Bombeiros, atuam no combate aos incêndios florestais na unidade de conservação


Já chega a 18 mil hectares a área consumida pelo incêndio que é combatido desde a última sexta-feira (5) no Parque Nacional da Serra do Canastra, em São Roque de Minas, na região Centro-Oeste do Estado. A área destruída corresponde a 9% dos 200 mil hectares do parque. Nesta quarta-feira (10), três incêndios ocorriam simultaneamente em pontos diferentes da área de preservação.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nove brigadistas da Floresta Nacional de Ipanema/ICMBio se uniram aos esforços no intuito de debelar as chamas, que já contavam com a atuação de 45 brigadistas e servidores do parque, 16 militares do Corpo de Bombeiros e dez voluntários.

Os incêndios atingem a região do rio Santo Antônio, no chapadão da Zagaia, e no chapadão da Babilônia. Um helicóptero, cedido pelo governo de Minas Gerais e oito veículos ajudam no transporte de pessoal e equipamentos.

Além das áreas localizadas no interior Parque Nacional da Serra da Canastra, o ICMBio e Corpo de Bombeiros também tem atuado no entorno do Parque Nacional, em locais onde há ocupação humana, para evitar que o fogo atinja as residências.

Ainda segundo o ICMBio, o tempo seco, já que não chove há dias na região, e os ventos fortes são os principais fatores que contribuem para a propagação das chamas e que atrapalham o trabalho dos brigadistas.

Por fim, o instituto explica que a unidade de conservação federal é composta por várias fitofisionomias do bioma Cerrado, com predomínio de vários tipos de campos. "O Parque possui variada beleza cênica com grandes paredões de rocha, onde existem várias e belas cachoeiras. Esse tipo de paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e do turismo contemplativo, entre outros, como o de observação de aves silvestres".

Acordo de Proteção

Em 2015, o ICMBio firmou acordo para implantar procedimentos de prevenção de incêndios e proteção de nascentes no Parque Nacional da Serra da Canastra. A celebração do acordo, acompanhada pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi realizada no âmbito do "Projeto Canastra: Justiça e Reconciliação" da Justiça Federal.

O acordo prevê o combate a incêndios em toda a extensão dos 200 mil hectares da Unidade de Conservação, inclusive, com a previsão das técnicas adequadas para o efetivo combate aos incêndios, utilizando-se de aceiros nas propriedades, com o objetivo de se evitar a propagação do fogo de forma descontrolada.

O Parque possui variada beleza cênica com grandes paredões de rocha, onde existem várias e belas cachoeiras. Esse tipo de paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e do turismo contemplativo, entre outros, como o de observação de aves silvestres.



http://www.otempo.com.br/cidades/chamas-j%C3%A1-consumiram-quase-10-do-parque-da-serra-do-canastra-1.1353215
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.