Chuva atrasa obra de recuperação da BR 101 Norte, em Aracruz

Gazeta Online - 22/01/2008
As chuvas que atingiram o Norte do Estado durante a última semana atrasaram as obras de reconstrução da BR 101, no distrito de Jacupemba, em Aracruz. No local está sendo providenciado um desvio que vai liberar o tráfego normal de carros, ônibus e caminhões. A entrega da obra estava prevista para esta quarta-feira, mas com as chuvas o prazo será adiado.

O superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (DNIT), Élio Bahia, informou que a obra estava adiantada, faltava terminar a pavimentação que chegou a ser iniciada na segunda-feira.

- Dependendo da intensidade da chuva as obras nem precisam parar - afirmou o superintendente, que garante que fará o possível para liberar o desvio o mais breve possível.

Para chegar a Vitória, carros pequenos e ônibus passam por dentro da sede do distrito. Já os carros mais pesados, como caminhões de carga, precisam acessar outro desvio pela estrada de Regência, em Linhares, que aumenta o percurso em 90 quilômetros. Quem pegar esse atalho passa por Comboios, Vila do Riacho e Aracruz, para então seguir para Vitória.

O problema é que o tráfego pesado incomoda os moradores das vilas. Eles reclamam do excesso de velocidade dos carros, que causa acidentes e compromete a estrutura física das casas, além de desgastar o asfalto, que não suporta o peso dos carros. Na estrada que liga a rodovia BR 101 à ES 440, de acesso a Regência, a pista foi danificada em vários trechos.

Outro problema identificado recentemente é o atropelamento de animais silvestres que se abrigam na Floresta Nacional de Goytacazes, administrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e localizada próximo à pista, em Linhares. Só depois que o tráfego no local foi liberado, no dia 10, um macaco, um gambá e uma raposa já foram encontrados mortos por fiscais do órgão, conforme alertou o gerente da unidade, Leoni Del Rey.

Até o turismo está sendo impactado pelas obras. Em Regência, litoral de Linhares, moradores reclamam que o trânsito de veículos pesados pela principal estrada de acesso está afastando os visitantes.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Goytacazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.