Ciência e turismo são aliados da preservação da onça-pintada na Amazônia

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 01/10/2014
Um dos animais mais admirados da Amazônia é um felino imponente, mas ameaçado de extinção: a onça-pintada (Panthera onca). O animal é encontrado desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina e sobrevive nos mais diversos ecossistemas. A capacidade da espécie de se adaptar a esses ecossistemas chama a atenção da ciência, que trabalha para preservação dos animais na região por meio da avaliação dos seus hábitos e da quebra da crença da onça-pintada como um animal agressivo e ameaçador.

Recentemente, pesquisadores descobriram que as onças conseguem viver em árvores durante o período de enchente dos rios na Amazônia. O comportamento atípico foi verificado por meio do Projeto Iauaretê (do Tupi guarani: onça verdadeira), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que estuda a ecologia da onça-pintada nas florestas inundáveis de várzea da Amazônia desde 2004. A partir de 2008, o Instituto iniciou campanhas de capturas de onças na Reserva Mamirauá, no lado sul no rio Solimões, onde a subida do nível das águas dos rios chega a 10 metros.

O pesquisador responsável pelo projeto, Emiliano Esterci Ramalho, explicou ao Portal Amazônia que "fora a importância cultural da onça, não só para as comunidades tradicionais, ribeirinhas, mas também para as comunidades de diferentes etnias indígenas, a onça tem uma importância estruturante na cadeia alimentar".

Em função de viverem em áreas de várzea na Amazônia - onde as populações de animais e homens são mais constantes devido a abundância de recursos - os animais precisam dividir o espaço. "A observação dessa característica das onças, que vivem na várzea, é muito importante porque ressalta a importância da própria várzea, um dos ambientes mais povoados da Amazônia. Das 33 milhões de pessoas que vivem na região como um todo, a maior parte vive ao longo dos rios, nessas áreas. Ou seja, as várzeas são os ambiente mais produtivos, que tem mais peixes, mais jacarés, mais onças, mais aves. São ambientes que tem o solo fértil por causa da inundação, o que não é comum na Amazônia", ressaltou o pesquisador.



http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/ciencia-e-turismo-sao-aliados-da-preservacao-da-onca-pintada-na-amazonia/?cHash=fa856d692ee59c01c182556f3a09de2a
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.