Cientista pesquisa sobre insetos e fungos na reserva do Uatumã, no Amazonas

http://acritica.uol.com.br - 11/03/2011
Levantamento científico realizado na Reserva Biológica do Uatumã, no interior do Amazonas, está identificando espécies de insetos e fungos na localidade.

O projeto está sendo desenvolvido pela doutora em Ciências Biológicas e pesquisadora da Coordenação de Pesquisas em Produtos Florestais (CPPF) no Setor de Entomologia da Madeira do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Raimunda Liége Souza de Abreu.

A pesquisadora explicou que os insetos e fungos, que ainda são pouco estudados, possuem qualidades importantes.

"Podemos identificar espécies que possam atuar no controle biológico de pragas e serem produzidas em biofábricas, ou podem ser utilizadas para outros fins, como em indústrias alimentícias, farmacêuticas, dentre outros processos biotecnológicos", afirmou.

Segundo Raimunda Abreu, o estudo permite caracterizar a fauna, a distribuição e a diversidade, analisando as possíveis aplicações. É direcionado para estudantes, professores, empresas, fornecendo informações para futuras pesquisas de bioprospecção na Região Amazônica e também para inserção de cogumelos comestíveis como fonte de alimento.

As informações estarão disponíveis por meio de publicações acadêmicas e poderão auxiliar na elaboração de planos de manejo necessários para preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Auxílio

O projeto contou com auxílio concedido pelo Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Pipt) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no valor de R$ 20 mil.

Esse programa consiste em apoiar, com auxílio-pesquisa e bolsas, mestres e doutores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos interessados em realizar pesquisas científicas e tecnológicas no Amazonas.

As informações são da assessoria de comunicação da Fapeam.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Cientista-pesquisa-insetos-Uatuma-Amazonas_0_442156130.html
Biodiversidade:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.