Cinco detidos e oito armas apreendidas na Reserva Biológica de Perobas, no Paraná

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 17/07/2008
Pelo menos cinco pessoas foram detidas pela Polícia Ambiental - Força Verde, do Paraná, nesta quarta-feira (16) à tarde em Tapejara e Tuneiras do Oeste, região onde fica a Reserva Biológica de Perobas - unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes. Os policiais explicam que os flagrantes ocorreram sob acusações de porte de armas de fogo, abate e manutenção de animais silvestres. Na casa dos suspeitos, os policiais afirmam ter encontrado munições de diversos calibres e apetrechos para caça.

Em um dos cumprimentos de mandado, em Tapejara, foram encontradas duas espingardas calibres 20 e 28, uma garrucha calibre 22, mais 131 cartuchos de calibre 20 e 22, intactos e deflagrados. Um infrator de 58 anos foi preso em flagrante.

Na seqüência, no distrito de Marabá, em Tuneiras do Oeste, uma mulher foi presa. Segundo os policiais na casa dela havia outras duas espingardas, calibres 20 e 32, além de equipamentos para recarga de munições e oito quilos de carne de capivara.

Em seguida os policiais detiveram outro infrator que mantinha irregularmente duas espingardas, calibres 20 e 32, com histórico de acusação por manter duas aves silvestres em cativeiro, sem autorização do Ibama. Ainda em Marabá os policiais multaram em R$ 1 mil uma mulher acusada de manter dois papagaios em cativeiro sem autorização.

A última abordagem ocorreu em outra casa onde os policiais encontraram cartuchos de espingarda calibre 20 e a pata de um veado, que havia sido abatido há algumas semanas. O suspeito foi indiciado por crime ambiental e, assim como os demais, deverá responder judicialmente pelos crimes. A ação contou com efetivo da Polícia Ambiental, e parcerias da Polícia Militar do Estado do Paraná, Ibama, IAP, Poder Judiciário, Exército e Rebio das Perobas e apoio das comunidades locais.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.