Com 13 anos, Parque do Jalapão avança em gestão ambiental

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 10/01/2014
Sob a gestão do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, o Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 com o objetivo de preservar os recursos naturais da região leste do Estado. Comemorando 13 anos de gestão neste mês, a Unidade de Conservação de Proteção integral obteve avanços e alcançou melhorias consideráveis, tornando a região do Jalapão um dos principais atrativos propícios à atividade de ecoturismo do Estado.

Dentre as melhorias obtidas podem-se citar a infraestrutura da Unidade, a efetivação dos servidores por meio do concurso e capacitação dos mesmos; as aquisições de veículos de apoio aos trabalhos, e ações como o Projeto Rede Jalapão, Asas do Jalapão e as cooperações internacionais com instituições da Alemanha e Japão.

Atualmente o parque dispõe de duas bases de apoio em seu interior, um centro projetado para abrigar pesquisadores e técnicos que visitam o Jalapão, e a sede administrativa. Enquanto que no centro do município de Mateiros estão o Centro de Atendimento ao Turista e o escritório da Área de Proteção Ambiental do Jalapão.

Quanto ao quadro de pessoal, estão hoje trabalhando no PEJ nove servidores, dentre eles inspetores de recursos naturais, guarda parques, assistentes administrativos, além da gerente. Para os trabalhos de logística a equipe tem à disposição três camionetes, duas Marruás, um trator e uma motocicleta.

Dentre os avanços tecnológicos, ressalta-se a implantação de internet banda larga não somente no PEJ, como também nas outras UC´s de proteção integral do Estado, e o sistema Gesto - Gestão de Unidade. Essa ferramenta criada pelo Governo do Estado em parceria com ong TNC - The Nature Conservancy tem como finalidade promover o gerenciamento das unidades de conservação, e também um meio pelo qual não apenas os gestores públicos, mas todas as partes interessadas sejam eles governos, comunidades, redes de ensino, etc, podem ter conhecimento detalhado sobre a criação e a gestão das UC's no Estado. O sistema pode ser acessado por meio do sítio www.gesto.to.gov.br.

Para estimular o uso sustentável dos recursos naturais visando à conservação do Cerrado, o PEJ apoia o projeto Rede Jalapão de Produtos Artesanais. A iniciativa tem por finalidade contribuir para a geração de renda, a qualidade de vida das famílias agroextrativistas da região do Jalapão.

Outra iniciativa que ganhou força e se tornou um programa é o Asas do Jalapão voltado para Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental do Jalapão. Coordenado pela Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Parque Estadual do Jalapão (TO), o programa visa a troca de saberes tradicionais e a difusão de conhecimento científico sobre meio ambiente na comunidade escolar, por meio de formação continuada e aperfeiçoamento de educadores como potenciais multiplicadores em temas relacionados ao contexto ambiental regional. Concebido em 2010, no âmbito do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão, o programa iniciou os trabalhos em 2011 e lançou no ano passado a 2013 uma cartilha para apresentar a iniciativa aos interessados em conhecer, participar e desenvolver experiências de sensibilização e educação ambiental.

Outra iniciativa com êxito é a parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional para a implementação do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão e a formação Mosaico do Jalapão. A ação é uma iniciativa do ICMBio, com o apoio e a cooperação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Planejamento - Semades e do Naturatins, além de outros importantes parceiros. Os principais objetivos do Projeto são estabelecer um corredor ecológico para reforçar a preservação dos ecossistemas naturais que unem as Unidades de Conservação, promover a integração entre essas UC´s e a população local e ainda incentivar as alternativas de desenvolvimento sustentável na região do Jalapão. Já o Mosaico consiste em um instrumento de gestão compartilhada das nove UC´da região.

Além das parcerias com as comunidades locais, o Jalapão é uma das UC's contempladas com o Projeto Cerrado. Esse projeto prevê o investimento de R$ 33,75 milhões de reais provenientes do KFW e da GIZ (instituições alemãs) com contrapartida do Governo Brasileiro para apoio a iniciativas de proteção e manejo sustentável das áreas protegidas do Estado do Tocantins, visando especificamente reduzir o desmatamento e as queimadas no Cerrado. Esse projeto é divido em três componentes: Prevenção e controle de incêndios e queimadas no Jalapão; gestão das Unidades de Conservação e o monitoramento do desmatamento, incêndios florestais e queimadas.

Para o coordenador de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, João Neto, os avanços são muitos, porém há grandes desafios a serem superados para que o Parque se torne referencia em gestão de Unidades de Conservação. "Um dos desafios enfrentados ainda continuam sendo a logística, a dificuldade de acesso ao Parque, seja para os trabalhos de fiscalização, educação ambiental e até mesmo visitação à unidade", ressaltou o coordenador.

PROGRAMAÇÃO DE COMEMORAÇÃO - 13 ANOS

Segundo a gerente da Unidade, Rejane Ferreira, este ano a comemoração será diferente. "A ideia será explorar a praça do CAT com atividades esportivas e culturais, como gincana ambiental e teatro, cinema e poesia. Além das atividades a equipe programa levar um grupo de 10 crianças para conhecer as dunas "menor idade vai ao PEJ".

Nos atrativos, foi preparado um kit com apoio de voluntários para deixar um coletor de lixo, um recipiente para bitucas de cigarro e um bag para depositar latinhas, tudo muito colorido.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/1/10/com-13-anos-parque-do-jalapao-avanca-em-gestao-ambiental/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.