Combate a incêndios continua na Serra da Canastra

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/08/2016
Brigadistas do ICMBio atuam em parceria com bombeiros militares do governo de Minas e voluntários. De acordo com as primeiras estimativas, 18 mil hectares já foram queimados


Três incêndios simultâneos, na Serra da Canastra (MG), têm mobilizado a equipe de combate que atua na região desde o último final de semana. Na terça-feira (9), nove brigadistas da Floresta Nacional de Ipanema (SP) se uniram aos esforços no intuito de debelar as chamas, que já consomem cerca de 18 mil hectares. Os incêndios ocorrem na região do rio Santo Antônio, no chapadão da Zagaia e no chapadão da Babilônia. Um helicóptero, cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e oito veículos ajudam no transporte de pessoal e equipamentos.

Além das áreas localizadas no interior Parque Nacional da Serra da Canastra, o ICMBio e Corpo de Bombeiro Militar de Minas também têm atuado no entorno do Parque Nacional, em locais onde há ocupação humana, cujo objetivo é fazer com que o fogo não atinja as residências. Quarenta e cinco brigadistas e servidores do ICMBio, 16 bombeiros militares do governo estadual e dez voluntários se mobilizam na ação que já dura dez dias. O tempo seco (não chove há dias na região); e os ventos fortes são fatores que contribuem para a propagação das chamas e atrapalham o trabalho dos brigadistas.

Acordo de Proteção à Serra da Canastra

Em 2015, o ICMBio firmou acordo para implantar procedimentos de prevenção de incêndios e proteção de nascentes no Parque Nacional da Serra da Canastra . A celebração do acordo, acompanhada pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi realizada no âmbito do "Projeto Canastra: Justiça e Reconciliação" da Justiça Federal.

O acordo prevê o combate a incêndios em toda a extensão dos 200 mil hectares da Unidade de Conservação, inclusive, com a previsão das técnicas adequadas para o efetivo combate aos incêndios, utilizando-se de aceiros nas propriedades, com o objetivo de se evitar a propagação do fogo de forma descontrolada.

Sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra

Situado no sudoeste de Minas Gerais, a unidade de conservação federal é composta por várias fitofisionomias do bioma Cerrado com predomínio de vários tipos de campos.

O Parque possui variada beleza cênica com grandes paredões de rocha, onde existem várias e belas cachoeiras. Esse tipo de paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e do turismo contemplativo, entre outros, como o de observação de aves silvestres.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8074-combate-a-incendios-continua-na-serra-da-canastra
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.