Começa em Nobres campanha de prevenção aos incêndios no Parque da Lagoa Azul

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 24/06/2009
A Gerência Regional do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (PEGLA), vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nobres e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), está iniciando nesta quarta-feira (24.06) uma campanha para a prevenção das queimadas urbanas e rurais no município. O objetivo é sensibilizar a população sobre a prevenção e as conseqüências das queimadas e incêndios florestais.

Cerca de 2.000 alunos das redes de ensino municipal e estadual e aproximadamente 750 famílias do Assentamento Rural Coqueiral/Quebó, criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e localizado no entorno do Parque, serão envolvidos nas ações.

A campanha inclui, além das ações junto a comunidade (nas áreas urbana e rural), o Plano Operativo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul. Segundo a gerente do parque, Eunice Gugelmin, o plano operativo visa manter a integridade da Unidade de Conservação por meio de estratégias de monitoramento e prevenção de riscos de incêndios florestais. "O plano vai permitir que a Gerência Regional execute ações de prevenção, monitoramento, controle e combate aos incêndios a partir de três etapas, um estudo do histórico de incêndios no parque, ações de prevenção e pré-suspensão, além de orientações básicas em casos de ocorrência de incêndios", explicou.

A campanha prevê ações voltadas a informações educativas, distribuição de material informativo, camisetas, canecas e outros. Serão realizadas apresentações teatrais para os alunos da rede de ensino, além de um seminário sobre queimadas e meio ambiente com alunos do ensino médio e a comunidade da zona rural. "Estamos trabalhando ainda na realização de um concurso de redação, para os alunos do ensino médio e uma série de atividades recreativa e culturais, visando mobilizar toda a comunidade", informou Eunice destacando que a campanha inclui ações nas zonas urbana e rural do município e conta para isso com apoio de toda a comunidade local, empresários, instituições e órgãos públicos. "Nosso objetivo é reduzir o numero de focos na zona do entorno do Parque e garantir a sustentabilidade ambiental e integridade dos ecossistemas existentes na sua área".

Nas escolas, as palestras e apresentações teatrais começam nesta quarta-feira e serão realizadas até o mês de agosto. Hoje, são realizadas palestras e apresentações teatrais nas escolas Maria Honorata e Niva Matos (Educação Infantil, 1o a 5o série; e 4o a 5o serie. Na quinta-feira (25.06), as palestras e apresentações teatrais acontecerão na Escola Dalci Cândida de Souza. A programação acontece nos períodos matutino e vespertino.

PARQUE ESTADUAL - O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (Pegla) está localizado no município de Nobres, no Assentamento Rural Coqueiral/Quebó, na região Médio-Norte do Estado. Criado pelo Decreto no 1472, de 09 de junho de 2000 e pela Lei 7369, de 20 de dezembro de 2000, tem como objetivo proteger e preservar o ecossistema, assegurar a preservação dos recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso pelo público, educação e pesquisa cientifica.

O parque é uma Unidade de Conservação (UC), pertencente ao Grupo de Proteção Integral, conforme define a Lei Federal no 9985/2000, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e possui uma área de 12.512 hectares, sendo formado por quatro reservas descontínuas: o Bloco A, Cerquinha/Quebozinho (245 ha); Bloco B, Pai João/Água Fria (551,60 ha); Bloco C, Gruta da Lagoa Azul (6.425 ha), e Bloco D, Lagoa Salgada/Quebó da Mata (1014 ha). Essas áreas delimitam com inúmeras pequenas propriedades rurais.

Cerca de 750 famílias foram assentadas na região (Assentamento Rural Coqueiral/Quebó), que possui um relevo pouco ondulado com altitudes que variam entre 150m a 800m, formando serras que compõe a Província Serrana (Serras do Quebó, Furnas, Santa Rita e do Barreiro).

Os acessos a UC se dão a partir da Cuiabá, pela BR 163, um total de 145 quilômetros até a sede do município, e mais 65 quilômetros pela MT-241 (sem pavimentação), até a vila roda D´Água ou pela MT-351, 70 quilômetros via Manso e mais 150 quilômetros pela vicinal sem pavimentação até a Vila Bom Jardim, em Nobres.

Segundo a gerente regional do Parque Estadual Gruta da lagoa Azul a Unidade de Conservação apresenta riscos de incêndios uma vez que se encontra totalmente cercada por pequenas propriedades rurais. "É comum o uso do fogo no assentamento, como prática para as atividades agropastoris. Geralmente as queimadas são feitas sem que nenhum mecanismo de controle seja adotado. Nesse caso, o fogo acaba assumindo grandes proporções, alastrando-se para além dos limites das propriedades, invadindo áreas de vegetação natural e, consequentemente, o parque", completou Eunice Gugelmin.

Desde 2006, alguns incêndios atingiram a Unidade de Conservação. Em 2006, nos Blocos B, onde está localizada a Gruta da Lagoa Azul e D, ambos de origem criminosa. Os autores não foram encontrados. Em 2007 ocorreu um incêndio no Bloco C, atingindo a parte menor da Serra de Santa Rita. Foi detectada a origem criminosa e localizado o autor que foi preso em flagrante com a ajuda da Polícia Militar. O incêndio foi extinto pelo Corpo de Bombeiros Militar após três dias e meio de combate direto.

"No ano passado realizamos uma grande campanha preventiva com apoio da Gerência da APA das Cabeceiras do Rio Paraguai, dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente e de monitores ambientais da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia(Secitec). O trabalho foi feito por meio de panfletagem nas residências e vilas do assentamento", contou Eunice.

Além da distribuição de panfletos anexados às contas de energia elétrica, foi realizado um seminário sobre Meio Ambiente na Vila do Bom Jardim e uma reunião na comunidade do Córrego Fundo. A campanha atingiu 60% do assentamento. Para o monitoramento dos focos de calor na área do parque a Gerência utilizou a internet (site do Inpe) e equipamentos próprio e contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar que, durante o período proibitivo, nos casos de risco para a UC, foram acionados. "No ano passado o Bloco B foi atingido por um incêndio criminoso e com a ajuda do Ministério Público, policias civil e militar, uma pessoa foi presa em flagrante e outra indiciada". Esse incêndio foi debelado após cinco dias de combate direto. A operação contou com o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar e apoio da Secretaria de Infra Estrutura (que arrumou a pista para o pouso e decolagem de três aeronaves Tucano), além de moradores da região.

"Este ano nossas ações tem início neste mês de junho e terminam em novembro, tendo como público alvo da campanha de prevenção os moradores da zona rural, de todas as faixas etárias e alunos das zonas urbana e rural. Estaremos visitando as escolas nas comunidades de Vilas Roda d'Água e Bom Jardim onde faremos palestras e distribuição de camisetas e adesivos. Iremos anexar panfletos nas contas de energia elétrica e a radio comunitária do assentamento irá informar sobre o risco dos incêndios", explicou Eunice. O grande esforço preventivo inclui ainda, ações em locais específicos como na Lagoa Salgada, Água Fria, Cerquinha e na Vila do Daniel, onde os parceleiros são notificados para a construção de aceiros.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gruta da Lagoa Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.