Comemorações contam com extensa programação nos parques

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 01/06/2009
A partir desta segunda-feira (1o.06) até sexta-feira(20.06) ocorre uma série de eventos em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 05 de junho, em Cuiabá e Várzea Grande. Além do Seminário "Desafios Atuais: Mudanças Climáticas e Descentralização da Gestão Ambiental", vários eventos serão realizados em parques.

No Parque Mãe Bonifácia até o dia 06, das 7h30 às 17h30, acontece a Vivência Temática "Cápsula do Saber", uma programação paralela que tem como objetivo, mostrar à sociedade e, em especial, às crianças e aos jovens um futuro melhor que depende de cada pessoa, além de proporcionar uma reflexão de como todos podem contribuir para amenizar os problemas ambientais. No interior de um ambiente fechado, os participantes poderão experimentar, por meio de uma simulação, situações ambientais como intensidade do calor, fortes odores, ventos e extrema poluição.

As Vivências serão realizadas sobre os temas emergentes na sociedade atual e em com maior urgência na realidade mato-grossense, como: mudanças climáticas, aquecimento global, desmatamento, queimada, poluição e enchente. Após a passagem pela Vivência Temática os participantes serão convidados à registrar, em tiras de papéis, seus compromissos e intenções de mudanças de comportamento que serão penduradas em uma Árvore da Esperança. Esta árvore será levada às reuniões ordinárias da CIEA que acontecem em diferentes instituições governamentais e não-governamentais (ONGs) ao longo do ano, juntamente com a distribuição de um folder contendo algumas das contribuições coletadas.

No Horto Florestal "Tote Garcia", de 03 a 05.06, das 8:00 às 16:00 horas, acontece "A Hora da Criançada: Brincando e Aprendendo" que inclui apresentação da Orquestra de Flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dejane Ribeiro; grupos de siriri e cururu, desfile ecológico, caminhadas em trilhas e outros. Além disso, no dia 05 estão programados no Parque Municipal Antonio Pires de Campos, o Morro da Luz, o "Abraço ao Morro da Luz" e no dia 06, às 8h, blitz ecológica nas praças Santos Dumont, Clóvis Cardoso e 8 de Abril. No dia 07, acontece o Abraço ao Rio Cuiabá, com saída da Praça Santos Dumont.

Durante o Seminário "Desafios Atuais: Mudanças Climáticas e Gestão Ambiental", além de palestras, mesas redondas e oficinas, nos intervalos para o café, haverá transmissão de músicas regionais e vídeos de mensagens e informativos e, apresentação de grupos de dança, folclórico, corais e outros.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente 2009, na íntegra, nos sites da Sema (www.sema.mt.gov.br) e do evento (www.semanadomeioambiente.com).

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO SEMINÁRIO:

01/06 - (segunda-feira)
18h - Abertura oficial
19h - Comadre Pitu

02/06 - (terça-feira)
09h - Espetáculo "Canti Corpus" Cia. de Dança Art’Expressão
17h - Dança Folclórica do Siriri - comunidade de Valo Verde

03/06 - (quarta-feira)
9h - Coral Educação Mais (Escola Celina Bezerra - Profª. Maria Maglore)
17h - Flor Ribeirinha - Comunidade de São Gonçalo Beira Rio, com participação especial de Edmilson Maciel – Banda Terra

04/06 - (quinta-feira)
16h - Encerramento - Academia Danç - Art
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.