Comissão vai discutir limites do Parque Nacional do Rio Parnaíba

Agência Câmara de Notícias - http://www2.camara.gov.br - 16/08/2012
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará na terça-feira (21) audiência pública para discutir o Projeto de Lei 2618/11, que altera os limites do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Criado por meio de decreto presidencial em 2002, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, localizado nos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, possui uma área de aproximadamente 729.813 ha. O PL 2618/11, de autoria do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), exclui do parque áreas de produção agrícola, reduzindo a área do parque para 718.650 hectares.

Segundo relator do projeto na comissão, deputado Paes Landim (PTB-PI), o objetivo da audiência é esclarecer as dúvidas, ainda existentes, sobre o projeto e reafirmar a importância das unidades de conservação no País. "Somente após o debate terei uma ideia precisa do que está sendo proposto, inclusive sobre a incorporação de algumas áreas, e aí sim poderemos avaliar se as alterações de limite propostas não prejudicam a sustentabilidade do parque".

O projeto já foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e ainda será votada na Comissão de Meio Ambiente.

Convidados
Foram convidados para participar da audiência pública:
- o subprocurador-geral da República e coordenador da 4o Câmara (Meio Ambiente) do Ministério Público Federal, Mário José Ghisi;
- o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin;
- o prefeito municipal de Corrente (PI), Benigno Ribeiro de Souza Filho;
- o prefeito municipal de Barreiras do Piauí (PI), Divino Alano Barreira Seraine; e
- o presidente da Associação dos Produtores da Chapada das Mangabeiras (Aprochama), Adenir Jonatan Weisheimer.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 8.



http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/MEIO-AMBIENTE/424311-COMISSAO-VAI-DISCUTIR-LIMITES-DO-PARQUE-NACIONAL-DO-RIO-PARNAIBA.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.