Comitê de Gestão do Fogo realiza reunião para avaliar ações e definir prioridades

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 13/07/2010
O momento agora é de somar nossas dificuldades para avançar nos nossos desafios", disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia durante a reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, realizada na tarde desta terça-feira (13.07), no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura. Com a presença de representantes de vários órgãos ligados a questão ambiental, Maia destacou a importância da participação de todos nas ações ligadas à prevenção, monitoramento, fiscalização e combate ao fogo e explicou que o objetivo da reunião foi pontuar as prioridades já elencadas no Plano de ações definido para este ano e definir onde as ações que precisam avançar.

Como resultado prático, ficou acertado que na próxima reunião do Comitê, marcada para o dia 26.07, às 9 horas da manhã, também no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, os setores de fiscalização, monitoramento, combate e responsabilização dos órgãos irão fechar um planejamento conjunto com ações definidas para todo o Estado.

O secretário de Meio Ambiente disse que nos próximos dias as aeronaves que irão auxiliar no combate aos incêndios florestais já deverão estar locadas. "Além disso, já estão disponíveis R$ 2,5 milhões, recursos que estão sendo utilizados para as ações já definidas no plano - contratação e capacitação de brigadistas, por exemplo - e, caso seja necessário o Governo do Estado por meio da Sema poderá fazer um aporte de financeiro, a fim de viabilizar as ações".

Maia disse estar preocupado com o aumento no número de focos que vem sendo registrado em Mato Grosso pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e disse que a esmagadora maioria do focos registrados são causados pela ação humana. Nesse sentido o secretário garantiu a intensificação das ações de fiscalização e a aplicação da lei.

O período proibitivo para queimadas no Estado teve início no última dia 08.07 e vai até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado, em função das condições climáticas. Nesse período, quem for pego ateando fogo, pode receber multa que varia de acordo com a área atingida - de mil reais por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta. Além disso, o infrator pode ser detido e responder por crime ambiental. Nesses casos a detenção pode chegar a quatro anos, conforme estabelecido na Lei Federal n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

OPERAÇÃO - O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, major BM Agnaldo Pereira, lembrou que várias ações estão em andamento em Mato Grosso e citou a Operação Fora Fogo 2, desencadeada na última segunda-feira (13.07) com o objetivo de regular as atividades de prevenção, fiscalização e combate aos focos de incêndios florestais no Estado.

Participam da operação equipes de fiscais da Sema, agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. As equipes estão realizando ações de fiscalização, vigilância, monitoramento e combate a incêndios nas regiões do Vale do Araguaia, Marcelândia, Cláudia, Brasnorte e Juína. Do dia 19 a 31 de julho, as equipes percorrerão os municípios de Marcelândia, Cláudia, Brasnorte e Juína e região.

Os municípios foram escolhidos por apresentaram os maiores índices de focos de calor no primeiro semestre deste ano, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Durante a operação estarão sendo realizados patrulhamento terrestre e também com apoio de um helicóptero nos municípios citados, efetuando ações preventivas e de fiscalização. As equipes também irão coletar dados para subsidiar os diagnósticos relativos às ocorrências de incêndios florestais no Estado, bem como orientar moradores quanto à importância do não uso do fogo para limpeza de quintais, tanto nas áreas urbanas quanto rurais.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), de Infra - estrutura (Sinfra), de Saúde (SES), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Corpo de Bombeiros Militar, MT Regional, Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Fiemt, Famato, Funai, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, PrevFogo do Ibama, Prefeituras de Várzea Grande e Sinop, Funai e, Eletrobrás Furnas.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraManchete.aspx?cod=2718
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Massairo Okamura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.