Comunicado da Idaron aos Produtores Rurais na antiga área da Floresta Nacional Bom Futuro

Rondo Notícias - http://www.rondonoticias.com.br - 19/04/2011
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON, convoca os produtores rurais estabelecidos na área que anteriormente pertencera à Floresta Nacional Futuro a atualizarem seus cadastros junto ao IDARON, devendo dirigirem-se à Unidade Local de Saúde Animal e Vegetal - ULSAV de seu domicílio (Alto Paraíso, Buritis ou Porto Velho).

Esse procedimento se faz necessário a fim de que o IDARON possa expedir as competentes Guias de Trânsito de Animais - GTA, bem como os demais documentos referentes a regularização da produção bovina e bubalina da região, inclusive entradas e saídas de rebanhos.

Conforme informação do Presidente da instituição, Marcelo Borges, a IDARON vinha enfrentando dificuldades na realização de suas funções institucionais na região, notadamente nas atividades relacionadas à defesa sanitária, razão pela qual solicitou à Assessoria Jurídica do órgão a adoção das medidas jurídicas cabíveis.

No final da última semana, atendendo ao pedido formulado pelo advogado Paulo da Silva, Assessor Jurídico da IDARON, o Juiz Federal Herculano Martins Nacif, titular da 5 Vara da Seção Judiciária de Rondônia, decidiu "autorizar a Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON a expedir a documentação necessária para a movimentação de rebanho bovino nos limites da área que anteriormente pertencia à Flona do Bom Futuro e fora desafetada pela Lei n 12.249, de 11 de junho de 2010."

Com essa decisão da Justiça Federal, a proibição de expedição de documentação alcança somente rebanhos que porventura encontrem-se na área que não fora desafetada, ou seja, na área que permanece integrando a Flona Bom Futuro, esclarece a Assessoria Jurídica.

"A partir da atualização desses cadastros a IDARON procederá aos estudos necessários à implantação de Posto Avançado que atenda aos produtores rurais da região com maior comodidade, evitando-se os constantes deslocamentos a Alto Paraíso, Buritis ou Porto Velho, pleito que inclusive já fora apresentado à direção da agência em reunião realizada no dia 03 de março último, no distrito de Rio Pardo", finalizaram Marcelo Borges e Augusto Fernandes, Diretor Executivo da IDARON.



http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,93406,comunicado-da-idaron-aos-produtores-rurais-na-antiga-rea-da-floresta-nacional-bom-futuro
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.