Comunidade pede criação de RDS em Minas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/04/2012
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin, recebeu nesta terça (24), na sede do Instituto, em Brasília, a socióloga Glória Regina Perpétuo, da Associação Comunitária Rural André do Mato Dentro e Arredores (ACRAMDA), de Minas Gerais.

Glória entregou documento em que os moradores da região pedem ao ICMBio a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes do Rio São João. A reserva ficaria ao lado do Parque Nacional (Parna) da Serra da Gandarela, que está sendo criado no Quadrilátero Ferrífero de Minas, abrangendo oito municípios, entre eles Santa Bárbara e Barão de Cocais.

"Essa é uma iniciativa da Associação Comunitária. Os beneficiários da RDS serão os moradores de André e Cruz do Peixoto, no município de Santa Bárbara, e Socorro, no município de Barão de Cocais", explicou Glória Perpétuo.

Ela informou ainda que, a partir da iniciativa da ACRAMDA, outras comunidades do entorno do futuro parque, como Galego, Conceição do Rio Acima, Vigário da Vara e São Gonçalo do Rio Acima, passaram a se mobilizar em apoio à criação da RDS.

Participaram ainda do encontro os analistas ambientais João Madeira e Carla Guaitanele, da Coordenação de Criação do ICMBio. "Essa proposta (da RDS) surgiu durante as discussões com as comunidades do entorno para a criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela", afirmou Madeira.

A proposta de criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela está em fase final de análise e as consultas públicas ocorrerão no início de maio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2821-comunidade-pede-criacao-de-rds-em-minas.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Gandarela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.