Comunidade quer transformar a Reserva Biológica da mata Escura em Parque Estadual

Estado de Minas - 04/11/2003
Moradores dos municípios de Jequitinhonha e Almenara, no Vale do Jequitinhonha, querem a revogação do decreto que criou a Reserva Biológica da Mata Escura e em seu lugar a criação de um parque estadual, que ocupe uma área menor. A reivindicação foi apresentada em Audiência Pública, realizada na semana passada, em Jequitinhonha, com a presença de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e comunidade.

O decreto de criação da reserva foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em junho deste ano, estabelecendo 50 mil hectares, numa área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado. Por ser reserva biológica, está destinada à preservação da fauna e da flora, e não pode haver atividade humana na área, a não ser de pesquisa.
(-Estado de Minas-Belo Horizonte-MG-04/11/03)

UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Escura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.