Comunidade reforça ações de proteção ao peixe-boi

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/11/2015
ICMBio organiza curso de monitoramento participativo em Alagoas


Setenta e sete pessoas, sendo 38 moradores de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras e 39 integrantes de instituições públicas e privadas ligadas ao meio ambiente de Alagoas, acabam de fazer o curso de monitoramento participativo de peixes-bois marinhos reintroduzidos no estado.

O treinamento faz parte do projeto "Monitoramento Comunitário da Biodiversidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais". A APA é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no litoral entre Alagoas e Pernambuco, e local de soltura de peixes-bois.

O curso foi ministrado por instrutores da APA, do Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), que também pertence ao ICMBio, e da Associação Peixe-Boi, com apoio da Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica.

Entre os participantes ligados a instituições, estavam agentes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Biota de Conservação e da empresa de mergulho Let's Dive.

Protocolo de atendimento

Durante o curso, foram abordados temas relacionados à APA Costa dos Corais e à biologia e à conservação de peixes-bois. Os participantes receberam informações ainda sobre o protocolo de atendimento de ocorrências com esses animais.

Agora, todos as 77 pessoas que fizeram o curso estão aptas a apoiar atividades ligadas ao monitoramento da espécie, acionando, sempre que necessário, uma equipe especializada do ICMBio, que supervisionará o trabalho.

O curso terá uma segunda etapa prática, em quem os participantes poderão acompanhar atividades técnicas, como a soltura de indivíduos reabilitados em cativeiro e o transporte de peixe-boi de Itamaracá (PE) para Porto de Pedras. A ideia é que todos entendam um pouco mais sobre o manejo dos animais.

Rede de colaboradores

O treinamento é o primeiro passo para a estruturação de uma rede de colaboração e troca de informações, visando atender, com mais eficácia, ocorrências como encalhes e coibir o molestamento dos peixes-bois reintroduzidos na região da APA Costa dos Corais.

Segundo o analista ambiental Iran Normande, do CMA, a iniciativa tem tudo para se expandir para outros estados onde há ocorrência de peixes-bois. "Nosso objetivo é integrar governo e sociedade na luta para evitar a extinção da espécie", afirmou.

A presidente da Associação Peixe-Boi, Flávia Rêgo, considerou os resultados do curso satisfatórios. "Outros grupos já nos solicitaram novos treinamentos e esperamos conseguir atender a todos", disse ela.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7337-comunidade-reforca-protecao-ao-peixe-boi-em-alagoas.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.