Comunitários da Flona Tapajós recebem treinamento para uso de GPS

Universidade Federal do Oeste do Pará - http://www.ufopa.edu.br/ - 18/05/2016
Quinze cooperados da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona) participaram do treinamento para uso de receptores GPS realizado pelo Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nos dias 13 e 14 de maio de 2016. O curso foi ministrado pelo professor Oberdan Flores, com auxílio da monitora Graziely Silveira, nos Laboratórios de Base Cartográfica (Labcart) e de Manejo Florestal (Lamef).

O uso do GPS irá auxiliar os comunitários no manejo florestal, sobretudo na coleta de dados para inventários. A ferramenta geotecnológica permitirá maior controle do processo produtivo, ao determinar volume de madeira, área basal, biomassa florestal, entre outras variáveis de interesse, bem como mapeamento de árvores, facilitando a fiscalização pelos órgãos ambientais.

O curso foi um dos frutos da parceria entre a Cooperativa e o Ibef, que estimula a troca de tecnologias para o desenvolvimento de pesquisas no setor florestal. Ainda este ano, também será ofertado o curso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) aplicado ao manejo florestal sustentável, a pedido da Coomflona.


http://www.ufopa.edu.br/noticias/2016/maio/comunitarios-da-flona-tapajos-recebem-treinamento-para-uso-de-gps
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.