Comunitários da RDS Rio Negro participam de capacitação sobre trilhas turísticas

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 21/08/2015
Atividade teve como objetivo qualificar moradores no processo de monitoramento de sistema de trilhas


Jovens que atuam na área de Turismo de Base Comunitária (TBC) participaram de capacitação, entre os dias 6 a 8 de agosto, sobre implementação e monitoramento de trilhas na comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. A ação foi realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com o Cetam, e contou com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O curso foi realizado com objetivo de qualificar moradores da reserva para atuar no processo de monitoramento de sistema de trilhas e condução de visitantes em ambientes naturais, com o propósito de minimizar impactos ambientais e ordenar os sistemas de trilhas existentes. Participaram da atividade jovens das comunidades Saracá, Tumbira, Santa Helena do Inglês e Três Unidos.

"O nosso objetivo é profissionalizar cada vez mais as atividades ligadas a turismo no Rio Negro. Nesta capacitação, os jovens aprenderam não só sobre implementar e guiar turistas nestas trilhas, mas também técnicas de menor impacto ambiental para ajudar a manter a floresta em pé", explicou a assistente de turismo Josiani Nascimento.

A FAS apoia o TBC em sete comunidades da RDS Rio Negro. No total, a atividade envolve diretamente 42 famílias e aproximadamente 102 famílias de maneira indireta. Desde 2011, foram realizados investimentos totais da ordem de R$ 312 mil, em áreas como infraestrutura de atendimento ao turismo, incluindo aquisição de barcos e construção de pousadas e restaurantes comunitários. Além disso, foram realizadas capacitações em gastronomia, gestão, entre outros.



http://fas-amazonas.org/2015/08/comunitarios-da-rds-rio-negro-participam-de-capacitacao-sobre-trilhas-turisticas/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.