Conab realiza leilão de gado nesta quinta-feira

MMA - www.mma.gov.br - 26/08/2008
O novo leilão do boi pirata apreendido na Estação Ecológica da Terra do Meio, no Pará, ocorrerá nesta quinta-feira (28) às 10h e será realizado por meio do sistema eletrônico da Conab. No total, serão leiloadas 3.046 cabeças de gado com deságio de 40% do valor de mercado. Os sete lotes somados terão lance inicial de R$ 1.259.867,38.

A novidade deste novo leilão é que o governo se compromete a transportar o gado até município mais próximo da área, onde o rebanho está sendo guardado pelo Ibama desde que a Justiça fez a apreensão em 7 de junho. O local de entrega será combinado com quem arrematar as cabeças.

O novo leilão foi remarcado após o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Souza Prudente, permitir ao Ibama realizar o leilão com deságio. Em sua decisão, Prudente determina em caráter de urgência o regular prosseguimento do leilão do rebanho, "observando-se, se possível, o preço mínimo não inferior a 50% do seu valor de mercado".

Depois da decisão, nova cotação foi realizada para definir o valor de mercado e os preços iniciais para os sete lotes de 367 garrotes, 689 novilhas, 486 bezerros, 1.455 vacas, 45 touros, dois bois carreiros, dois bois marrucos. Adotou-se a média de valores avaliados em São Paulo (um dos maiores mercados do país), no Pará e no município de Redenção (PA).

Como participar do leilão - Para participar do leilão qualquer cidadão, pessoa física ou jurídica, deverá acessar a página http://www.conab.gov.br, entrar na Central de Informações Agropecuárias, em Comercialização, Bolsas de Mercadorias e buscar a Relação das Bolsas de Cereais, de Mercadorias Credenciadas pela Conab e suas respectivas associações. Depois, escolher a bolsa que preferir e entrar em contato por telefone com ela para fazer as ofertas. Somente as bolsas, em nome dos interessados, podem dar lances no leilão eletrônico.


Amazônia:Desmatamento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Terra do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.