Confúcio pede apoio para resolver conflito agrário

Correio Popular de Rondônia - http://www.correiopopular.net/ - 19/11/2013
O governador Confúcio Moura reuniu-se na última quinta-feira (14), em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin para buscar um apoio emergencial do governo federal referente às invasões e os conflitos de terra que estão ocorrendo na Floresta Nacional do Bom Futuro (Flona) e região, localizada no vale do Jamari.

Segundo o presidente do ICMBio, os compromissos por parte do governo do Estado bem como do governo federal foram todos cumpridos, mesmo assim um grupo isolado de pessoas reincidiu no ilícito de ocupar uma unidade de conservação. Vizentin destacou que o governo federal intensificará as ações na região. "Não seremos tolerantes com essa ação isolada de parte de alguns que insistem em descumprir a lei e os acordos firmados", disse.

"Houve uma ação de desintruzada, pessoas foram retiradas, houve prisões e nós vamos aumentar a ação lá para evitar que aconteça ocupação outra vez", afirmou o presidente do ICMBio. Segundo ele, as ações estão em curso e o recado é que serão ampliadas ações repressivas da Forca Nacional, Polícia Federal , Ibama, ICMBio e governo do Estado para que não ocorra mais ocupações.

O governador enfatizou que a decisão tomada na reunião, é não permitir mais o desmatamento no Estado. "Não justifica a derrubada de florestas, principalmente em áreas indígenas, reservas estaduais, florestas nacionais, e em outras unidades nacionais de conservação", explicou o governador, endossando a responsabilidade com a política ambiental brasileira. "Os compromissos que assumimos com a presidente Dilma no sentido de reduzi o índice de violência no Estado de Rondônia motivado pela posse da terra desordenada está mantida", disse.

OFÍCIO - Confúcio também encaminhou um ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo com cópias para a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, e também ao Ministro da Defesa, Celso Amorim solicitando reforço urgente da Força Nacional para a região mencionada.

No ofício, o governador destaca o clima tenso na região e faz um retrospecto de documentos oficiais já protocolados anteriormente nos órgãos federais em Brasília. Ele enfatiza as dificuldades de efetivo na região e assevera a existência de ameaças de se atear fogo por parte dos invasores na sede do ICMBio, além de outras ações criminosas já constatadas na região, como a destruição de uma ponte de acesso à área em conflito .

Participou também da reunião, o diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro (SBF), Antônio Carlos Hummel e a Superintendente de Integração do Estado de Rondônia, em Brasília, Elizete Lionel. Com informações da Assessoria/Sibra.



http://www.correiopopular.net/LKN/headlin.php?n_id=25131&titulo=Conf%C3%BAcio%20pede%20apoio%20para%20resolver%20conflito%20agr%C3%A1rio
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.