Conheça o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Fundação Grupo Boticário - http://www.fundacaogrupoboticario.org.br - 30/04/2015
Unidade de conservação abriga cachoeiras com mais de 100 metros de altura e protege diversas espécies ameaçadas de extinção


Visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma viagem à história e à natureza do Cerrado. Localizado entre os municípios Alto Paraíso e Cavalcante, em Goiás, a cerca de 200 km de Brasília, o parque é referência para os amantes do chamado 'ecoturismo'.

Ele abriga rios cristalinos, cachoeiras de mais de 100 metros de altura, além de trilhas e imensos paredões de pedras. Outro charme especial são os pequenos povoados e comunidades tradicionais localizados nos arredores do parque, nos quais é possível conhecer mais sobre a história do local com moradores antigos, que fizeram parte dela. Declarado como Patrimônio Mundial Natural, o parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. O passeio é ideal para quem gosta de cachoeiras e para aqueles que precisam se desligar do dia a dia e repor as energias.

Criado em 1961, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege ainda diversas espécies ameaçadas de extinção, como: onça-pintada (Panthera onca), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e pato-mergulhão (Mergus octosetaceus).

Para chegar ao parque, o acesso pode ser feito pela BR-020, saindo de Brasília em direção à Formosa (GO), e seguindo 220 km pela GO-118 em direção à Alto Paraíso (GO). Depois, seguir pela GO-239 até a Vila de São Jorge. A entrada fica a 800 metros do centro da vila.

Outras informações sobre o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros podem ser consultadas na plataforma colaborativa Wikiparques. Idealizada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e pela Associação O Eco, ela oferece informações gratuitas sobre as unidades de conservação do Brasil, além de permitir a troca de experiências em fóruns de discussão.



http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/noticias/pages/conheca-o-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros.aspx
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.