Conselheiros avaliam impacto do desenvolvimento urbano na região da APA da Baleia Franca

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 17/11/2009
O conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Santa Catarina, realizou na semana passada, no Projeto Ambiental Gaia Village, em Garopaba, reunião para discutir o desenvolvimento sustentável da região.

Foram abordados temas como capacitação continuada dos conselheiros, sugestões de alteração do Regimento Interno, plano de ação e papel das Câmaras Técnicas, espaço das instituições conselheiras, relatórios de atividades e financeiro da APA em 2009 e eleição do comitê executivo pela consultoria de comunicação (Conapa).

A APA da Baleia Franca é afetada hoje por diversas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como ampliação dos portos, duplicação da BR-101, construção de mais rodovias, ferrovias e aeroportos.

A região também cresce em em função do alto potencial turístico. Os planos diretores dos nove municípios da APA e o futuro da Unidade de Conservação foram avaliados durante a plenária. Outro ponto de destaque foram os resultados das ações das Câmaras Técnicas de Pesca, Mineração, Ordenamento Territorial e Turismo. As Câmaras Técnicas desenvolveram o Plano de Ação 2009-2010, por meio de uma consultoria.

Com a finalidade de obter um panorama de como está o turismo no território da APA, a Câmara pretende elaborar um projeto piloto de diagnóstico. A idéia é ir a campo em uma comunidade, ainda sem pesquisas acadêmicas sobre o assunto, e verificar como acontece o turismo convencional e o turismo de base comunitária na região, fortalecendo principalmente o de base comunitária.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.