Conselheiros da APA do Jalapão se reúnem para discutir Zoneamento Ambiental da Área de Proteção Ambiental

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 26/06/2017
Na sexta-feira, 23, foi realizada a II Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental - APA do Jalapão para aprovação do Regimento Interno, elaboração de moções das demandas do Conselho e diálogo a respeito do Zoneamento Ambiental do território. O encontro realizado no Auditório do Centro de Capacitação e Educação Ambiental, em Mateiros teve apoio do Projeto Cerrado Jalapão.

Como convidado, o superintende do Naturatins Natal César Castro esteve presente na plenária e acompanhou a pauta da reunião. "É importante a presença de um Conselho ativo, que reúne seus representantes e apresentam as questões que interessam as comunidades envolvidas. Tenho confiança que vão resultar destes encontros contribuições para deliberações que cooperam com a proteção do meio ambiente e o avanço do desenvolvimento da região", avaliou Castro.

A presidente do Conselho da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, apresentou um retrospecto histórico e da gestão da APA. "A gestão participativa é uma proposta iniciada na APA, onde passamos a desenvolver entre outras atividades, o manejo integrado do fogo, o turismo de base comunitária e o extrativismo sustentável", pontuou.

Para o conselheiro da APA do Jalapão e prefeito de Mateiros, João Martins Neto, chegou o momento de construir juntos. "A cada reunião temos mais certeza que é chegada a hora de nos unirmos, prefeitura e demais poderes, em benefício do desenvolvimento da região cuidando para que não ocorram prejuízos ao nosso meio ambiente", avaliou Neto.

Segundo o conselheiro, extrativista e representante da sociedade civil no Conselho da APA, senhor José Batista, as propostas estão sendo bem recebidas. "A cada reunião os assuntos discutidos tem sido bem recebidos e estamos acreditando em grandes melhorias", comentou Batista.

Esteve também presente à convite do Conselho da APA, o supervisor do Parque Estadual do Jalapão - PEJ João Miranda, considera positiva a gestão participativa proposta pelo Conselho. "Esse Conselho vai ajudar a APA do Jalapão na tomada de decisões sobre a unidade de conservação que vão contribuir para o desenvolvimento regional, com a participação das comunidades tradicionais existentes e agricultores familiares, bem como da conservação ambiental", afirmou Miranda.

Além da aprovação da Ata da última reunião , da validação das regras do Regimento Interno, do retrospecto da Conselho da APA do Jalapão, foi apresentada a proposta de Zoneamento Ambiental da APA e realizada a construção do Plano de Ação do Conselho, a apresentação de demandas dos conselheiros e a apresentação sobre os investimentos em turismo com o apoio do Banco Mundial, Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável - PDRIS e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura - SEDEN.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/6/26/conselheiros-da-apa-do-jalapao-se-reunem-para-discutir-zoneamento-ambiental-da-area-de-protecao-ambiental/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.